Nossa Cidade
Educação é tema de novo encontro Infratech com prefeitos e secretários da RMC
O prefeito Dário Saadi participou, na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, do Infratech – Educação. O evento faz parte dos seminários programados dentro de seis eixos estruturantes. O tema educação é o segundo. O primeiro foi o de saúde. A reunião foi no Royal Palm Plaza Resort, Jardim Nova Califórnia, e contou com a participação de prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e secretários de Educação.
O Infratech é um programa criado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC) e pelo Instituto Cidades Inteligentes. O presidente da CDRMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, abriu a reunião.
“Nenhum prefeito, hoje, consegue fazer uma gestão se não tiver informação. Tem que ter base de dados concretos. Corremos o risco de tomar decisões erradas, não pode ter como base somente achismo, feeling. A sociedade muda, a cada dia temos uma nova realidade. Este trabalho, de organização dos dados, é fundamental para melhorar a qualidade da gestão. Nada mais contundente numa discussão do que argumentar com dados técnicos. Temos que trabalhar com estatísticas e indicadores para sermos mais assertivos”, disse o prefeito Dário Saadi, que destacou a importância de informações, a exemplo da construção de 16 creches, que estão em andamento, para atender à demanda na área da educação.
O presidente do Instituto Cidades Inteligentes, Luigi Longo, explicou que a meta é, por meio do Infratech, organizar e padronizar os dados da RMC. Com base nisso, permitir a criação de diretrizes e a priorização de demandas para que seja feita uma gestão de mais qualidade e com mais união entre as cidades. “A RMC é uma locomotiva e atrai prefeitos de todo o Brasil, do Norte, do Sul, para conhecer a região e as políticas públicas implementadas aqui”, disse Longo.
O Infratech foi oficialmente lançado no dia 12 agosto de 2022, em Jaguariúna, com o objetivo de organizar dados e capacitar os agentes públicos para o adequado gerenciamento das informações e o impacto na qualidade da gestão pública. Para este ano, estão previstos outros fóruns temáticos, para desenvolver as relações entre a academia e os municípios.