Nossa Cidade
Educação orienta professores sobre cuidados com os alunos nos dias mais quentes
A Secretaria de Educação de Campinas orientou os professores, em especial os de Educação Física, sobre os cuidados que devem ser adotados com os alunos nos dias mais quentes e de baixa umidade do ar. Nesta semana, a previsão é que a temperatura na cidade chegue a 35,5º e até 38º no fim de semana.
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, as temperaturas continuam altas até o final da semana. Se mantêm relativamente estáveis até na quinta-feira e podem subir ainda mais entre sexta-feira, 22 de setembro, e domingo, 24/09.
As aulas de Educação Física devem ser realizadas em espaços cobertos e arejados. Podem ser aplicadas, por exemplo, atividades lúdicas em sala de aula, como xadrez, dama, entre outras.
Também é importante evitar exposição dos alunos ao sol e orientá-los a se hidratarem com mais frequência, além de usarem roupas mais leves.
Equipes que trabalham na rua
A Secretaria de Serviços Públicos, responsável por grande parte dos serviços executados ao ar livre, também está orientando os funcionários a adotarem alguns cuidados. O uso de uniformes e equipamentos que, além de segurança e identificação, servem para proteger das alterações de temperatura, especialmente do calor, é uma das recomendações.
Para os trabalhadores que atuam na rua, são disponibilizados recipientes térmicos com água para que possam se hidratar durante o expediente.
Alguns dos serviços de rua executados pela Secretaria de Serviços Públicos são coleta de lixo; varrição; recapeamento; tapa-buracos; manutenção de parques, bosques, praças e canteiros; manutenção de passarelas; limpeza de ruas e monumentos; roçagem em áreas não urbanizadas; entre outros.
Cuidados essenciais
Para enfrentar a onda de calor e a baixa umidade do ar, é preciso tomar alguns cuidados, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, beber água à vontade para evitar a desidratação, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins e procurar manter-se protegido do sol.
Outras recomendações da Defesa Civil são realizar refeições leves e frias mais vezes ao dia, utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas e dar preferência a ambientes arejados, evitando aglomerações. É preciso ter mais atenção ainda com os idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas e gestantes que podem ficar desidratados mais rapidamente.