Connect with us

Nossa Cidade

Educação vai produzir um manual de protocolos contra o bullying e cyberbullying

A Secretaria Municipal de Educação começa a trabalhar na criação de protocolos de combate e prevenção ao bullying e cyberbullying nas escolas. A iniciativa será em parceria com os ministérios públicos Estadual e Federal, Vara da Infância e Juventude, e a Delegacia da Infância e Juventude.

 

A primeira reunião deste grupo de trabalho está marcada para o dia 23 de abril. Hoje, dia 7 de abril, é o Dia Nacional de Combate ao Bullying.

 

“Entendemos que não fazemos nada sozinhos. E a nossa proposta com a construção desses protocolos é auxiliar as escolas a o que fazer minutos depois de acontecer um caso de bullying ou cyberbullying. Essa é uma demanda que chega com frequência”, explicou o coordenador do Programa de Prevenção e Combate ao Bullying, da Secretaria Municipal de Educação, afirmou Mário Marcelo Nicomedes Ramos.

 

O Programa foi criado na rede municipal há pouco mais de uma década e de lá para cá, mais de cinco mil alunos foram beneficiados, além de 500 professores e 200 pais de alunos. “Indiretamente temos que pensar que outras são afetadas com as nossas práticas, pois nossos alunos convivem em sociedade e percebemos que há uma mudança de comportamento, pois é perceptível que eles começam a construir relações mais saudáveis com base na empatia”, contou Mário.

 

Para tratar a questão, o Programa atua em várias frentes, e uma delas é por meio das rodas de conversas realizadas com os alunos nas escolas. “A ideia é criar espaços seguros em que eles possam falar das suas dores sem serem julgados. E por meio desses bate-papo acabamos abordando outros temas como violência de gênero, capacitismo, racismo entre outros”, explicou o coordenador do Programa. 
 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com