Nossa Cidade
EGDS e Defesa Civil fazem capacitação para servidores públicos da região
A Defesa Civil municipal e a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) da Prefeitura de Campinas abriram nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, o Curso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês), dirigido a servidores públicos que atuam na Defesa Civil de 11 municípios da região. A capacitação, cujo foco central é a utilização dessa ferramenta em saúde pública, também conta com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP (IFSP) – Campus avançado de Rio Claro.
O treinamento ocorre no Centro de Resiliência as Emergências, instalado no Parque Ecológico de Campinas. As atividades continuam até a próxima sexta-feira. No encerramento, no dia 11, haverá um exercício prático de emergência com a ferramenta SiSS-Geo, para que na simulação os agentes possam agir numa situação de busca ativa de febre amarela.
O uso do aplicativo SISS-GEO permite ação integrada e mais rápida na identificação de possíveis situações emergenciais em saúde pública. A ferramenta foi elaborada para que se possa registrar, online ou offline, as observações de maneira rápida, contribuindo de forma direta com a construção de um sistema de utilidade pública para prevenção de doenças, em animais e em pessoas. O aplicativo permite o envio de informações sobre os animais, sua localização, características do ambiente e fotos, além do registro de sugestões, dúvidas e até mesmo críticas ao sistema.
Os municípios envolvidos no treinamento são Campinas, Artur Nogueira, Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Pedreira, Pinhalzinho, Pirassununga e Vinhedo. Também participaram funcionários da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria da Saúde de Campinas, e do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.
O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, explicou que o curso faz parte de um processo bastante amplo de treinamentos para diversas áreas, de acordo com seu foco de atuação. “Na capacitação anterior, que envolveu servidores públicos de Campinas, o foco era a Operação Verão. Dessa vez, a proposta é saúde pública, por isso haverá atividade envolvendo o Siss-Geo”, colocou.
Conforme a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, essa iniciativa conjunta com a Defesa Civil é fundamental dado a importância desse órgão que atua para promover uma cidade mais resiliente qualificando os servidores nos aspectos de prevenção aos desastres e questões urgentes na cidade.
“Nós cumprimos o nosso papel quando promovemos essa qualificação dos servidores. Nessa edição ficamos mais contentes por ampliar para outros municípios a possibilidade de acesso a formação nessa tecnologia (drones) para maior organização e estruturação das Defesas Civis nas cidades vizinhas e componentes da Região Metropolitana de Campinas”, argumentou.
Também de acordo com a secretária, poder oferecer a plataforma do EGDS numa integração com cidades vizinhas só tende a ampliar a importância das políticas públicas desenvolvidas no município, seja no âmbito de gestão de pessoas, seja no âmbito da Defesa Civil.
Drones
A Defesa Civil de Campinas possui seis drones, que são empregados nas ações do órgão, como monitoramento de queimadas e vistorias em áreas de risco. Os aparelhos também são utilizados na área de Saúde para controle de doenças, como a dengue. Já a Unidade de Vigilância em Zoonoses utilizará os drones no mapeamento de área de riscos de enfermidades causadas por animais. Os aparelhos podem, ainda, auxiliar em atividades da Guarda Municipal.