Nossa Cidade
EGDS promove oficina sobre assédio moral no dia 5 de outubro
A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) está com inscrições abertas para a oficina “Assédio moral – orientação, prevenção e fluxo de denúncias”. A formação será no dia 5 de outubro, às 14h, na sede da EGDS e estão sendo disponibilizadas 50 vagas.
Os gestores interessados podem se inscrever pelo site cursos.campinas.sp.gov.br. É recomendado chegar com 15 minutos de antecedência para o cadastro na recepção.
“A oficina é a primeira etapa do ciclo de formação que faremos e é voltada para gestores municipais. O nosso objetivo é formar multiplicadores do tema nas diversas áreas da Prefeitura”, disse Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados.
Ainda segundo Custódio, é importante que todos os gestores participem. “O assédio moral deixou de ser visto como uma mera ‘brincadeira de mau gosto’ feita repetidamente com um mesmo servidor. Hoje, é entendido como exposição humilhante que pode levar a pessoa exposta ao assédio ao adoecimento físico e psíquico”, explicou.
A oficina tem carga horária de 3 horas. A Escola de Governo fica na Rua José Paulino, 1.399 – 1º andar – Sala 25 do edifício Arcadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2515-7130/ 7129.
Cartilha
Mas o que é assédio moral? Segundo a cartilha disponibilizada para os servidores, “é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e por um longo período de tempo, causando danos à sua dignidade e à sua integridade e colocando sua saúde em risco”.
A cartilha, disponível no site Sou Servidor (souservidor.campinas.sp.gov.br), não traz só as definições, mas também formas eficazes de prevenir o assédio moral, entre elas, incentivar a participação de todos nas atividades, não se omitir diante de denúncias, garantir que práticas administrativas e gerenciais sejam aplicadas a todos de forma igual, incentivar a tolerância à diversidade de perfis, ampliar a autonomia da equipe.
Ações de combate ao assédio moral
Em 2021, a Prefeitura criou o Comitê Permanente de Orientação e Prevenção ao Assédio Moral, formado por servidores das secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Justiça e Gestão e Controle.
O Comitê tem como atribuição avaliar, acompanhar, bem como implementar políticas de proteção ao servidor contra o assédio moral na Administração Municipal. Ele também trata sobre a implementação de medidas administrativas e estratégicas de proteção ao servidor contra o assédio moral.
Outra ação importante, foi a implantação do Lidera, um programa de mentoria para gestores públicos, ou seja, servidores em cargos de chefia.
Serviço
Oficina: Assédio Moral – orientação, prevenção e fluxo de denúncias
Data: 5/10, às 14h
Local: EGDS (Rua José Paulino, 1.399, 1º andar – Centro)
Público-alvo: gestores municipais
Número de vagas: 50
Informações: 2515-7130/ 7129
Inscrições: cursos.campinas.sp.gov.br