Nossa Cidade
Eletromobilidade e segurança viária foram temas do 3º Seminário da Rede Ruas Completas SP
Representantes de diversas cidades brasileiras se reuniram nesta terça-feira, 28 de novembro, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para discutir os caminhos da mobilidade urbana no Brasil. Muitos relatos, buscando a troca de experiências, marcaram o primeiro dia do 3º Seminário da Rede Ruas Completas SP que se estende durante esta quarta-feira, dia 29. O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete abriu o evento mostrando a expertise campineira na transformação da mobilidade urbana.
Foram apresentadas ações da Emdec como as grandes obras que culminaram com a instalação gradual do sistema de operações do BRT e a busca uma operação de transporte de passageiros ideal. Riverete demonstrou que não se trata somente de uma operação de infraestrutura, mas de envolver os vários pontos de uma cadeia logística, que bem direcionada, proporciona um bom serviço à população.
Fazer a máquina do BRT funcionar inclui ações no âmbito da formação e treinamento de motoristas, estações bem equipadas e pistas bem estruturadas para receber somente os veículos destinados à operação do sistema. O presidente da Emdec destacou que a “adesão maciça ao BRT, onde a operação já ocorre plenamente, é resultado do desejo da população de querer chegar no trabalho de maneira mais rápida”. “Nós oferecemos um serviço que foi bem recebido porque mostrou vantagens ao usuário, que é nosso consumidor final e se sentiu bem atendido”, enfatizou o presidente.
Mesa Redonda
Em mesa redonda que aconteceu logo em seguida às explanações do presidente Vinicius Riverete, o secretário de Transportes de Campinas, Fernando de Caires, foi enfático ao defender a “rua como principal espaço público de convivência e troca de experiências, lugar de realizar relações interpessoais”. “Todo mundo frequenta a rua, não há impedimentos, saiu de casa você está na rua, espaço de convivência universal”, destacou o secretário.
Além do secretário Fernando de Caires, participaram da mesa redonda “Os desafios na promoção de sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis”: Roberta Mantovani, gerente da Divisão de Educação para Mobilidade da Emdec; a arquiteta da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Débora Redondo; Caleb Bastos, chefe da Divisão de Custos do Sistema de Transporte de Fortaleza e Diogo Ferreira, assessor do Plano de Mobilidade de Salvador.
Obras de mobilidade visitadas
Os participantes do evento cumpriram à tarde um roteiro de visitas que incluiu uma estação do BRT na avenida John Boyd Dunlop e ao RevivaCidade na rua Delphino Cintra. Também foram apresentados ao Abrigo Amigo pela empresa Eletromídia.
Na quarta-feira (29/11), cidades da Rede de Ruas Completas SP apresentarão suas experiências no âmbito da Rede com o desenvolvimento de Planos e Programas de segurança viária.
Os eventos foram realizados pela parceria da Emdec com a WRI Brasil. Durante o 3º Seminário da Rede de Ruas Completas SP, também aconteceu a XIII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus. No dia 28, os eventos ocorreram com agendas compartilhadas e na quarta-feira (29/11) cada evento segue com agendas individuais.