Indaiatuba
Em balanço Administração ressalta lançamento de plataformas digitais e ampliação do acesso à informação
Com a pandemia de coronavírus se instalando no país no início de 2020 a Prefeitura de Indaiatuba também se adaptou às novas necessidades e exigências impostas por esta crise de saúde mundial. Com o objetivo de priorizar a comunicação oficial, ampla e de fácil acesso para todos e também possibilitando serviços e consultas de forma eletrônica, uma vez que a recomendação das autoridades de saúde continua sendo evitar aglomeração de pessoas, especialmente em ambientes fechados, a Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Informática, criou as plataformas Minha Indaiatuba, Meu Comércio e Minha Saúde.
O então secretário da pasta (atualmente secretário da Fazenda), Orlando Schneider Vianna, explicou que algumas ferramentas já estavam sendo desenvolvidas. A Administração Municipal sabe da importância de aplicar novas tecnologias em todos os setores do serviço público, o que representa otimização de tempo, economia e gestão eficiente dos recursos. Desde o início da gestão do prefeito Nilson Gaspar temos atuado de forma a garantir tecnologicamente a estrutura necessária para que os serviços prestados à população continuassem com qualidade e eficiência. No entanto, a pandemia de coronavírus nos exigiu uma reavaliação das prioridades, explicou.
Com os registros dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, vimos que seria necessário e urgente facilitar o acesso às ações e informações oficiais da administração municipal, especialmente num período de alerta e incertezas por conta da pandemia. Assim, a plataforma Minha Indaiatuba, que seria lançada no final do semestre em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, foi priorizada e disponibilizada em março. Poucos dias depois lançamos ainda a plataforma Meu Comércio, visando estimular a atividade econômica local e facilitar a vida das pessoas que eram orientadas a ficar em isolamento social, argumentou Orlando.
Minha Indaiatuba
O aplicativo Minha Indaiatuba inicialmente oferece acesso a todas as notícias publicadas na página oficial da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br e também atalhos para acesso às redes sociais da Administração Municipal. As pessoas que baixam o aplicativo recebem um alerta sempre que uma nova informação relacionada ao coronavírus é publicada no site da Prefeitura de Indaiatuba. O app está disponível para os sistemas Android e iOS.
Meu Comércio
Em abril a Administração Municipal lançou a Plataforma Meu Comércio. Trata-se de um espaço para a divulgação das empresas, devidamente estabelecidas e regularizadas no município, que adaptaram seus serviços para a realidade atual, oferecendo vendas pela internet, WhatsApp, delivery e drive-thru. O consumidor tem a opção de fazer pesquisas por categoria ou nome do estabelecimento. A plataforma conta atualmente como 507 comércios cadastrados e pode ser acessada através do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/meu-comercio/.
Minha Saúde
Outra ferramenta tecnológica de grande importância em tempos de isolamento social lançada pela Prefeitura foi a plataforma digital Minha Saúde, que oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. O serviço pode ser acessado na página inicial da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br).
A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura de Indaiatuba sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde, foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Em tempos de pandemia de Covid-19 em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado, ressaltou o prefeito Nilson Gaspar (MDB).
Meu Wifi
Outra novidade lançada pela Prefeitura de Indaiatuba em 2020 foi o Meu Wifi, uma rede pública de acesso à internet e que está em operação em oito prédios públicos: Paço Municipal, Terminal Rodoviário, Praça Dom Pedro II, Ponto Cidadão, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Dia e UBS João Piolli. Para ter acesso ao sistema os visitantes devem acessar a conexão via wifi no telefone celular, escolher a rede Meu WiFi, efetuar um breve cadastro inicial e aceitar o termo de uso da rede. A partir daí o usuário tem uma hora de acesso à internet gratuita.
O projeto para a implantação do novo sistema foi iniciado há alguns anos, como explica o prefeito Nilson Gaspar. Este é mais um programa do nosso planejamento que conseguimos colocar em prática para beneficiar os indaiatubanos com internet gratuita em prédios e espaços públicos. Foi um longo processo para colocarmos o projeto em funcionamento, mas com o empenho dos profissionais envolvidos e o apoio dos vereadores estamos lançando mais este programa de inclusão tecnológica, digital e social para todos, comemorou.
OUTRAS AÇÕES
A pandemia de coronavírus exigiu ainda uma série de adaptações e alterações desenvolvidas pelo Departamento de Informática, ligado à Secretaria Municipal de Administração, entre eles: ajustes nos procedimentos no sistema utilizado pela Secretaria de Saúde (SALUS) para atendimento de infectados pelo Covid; disponibilização de plataforma para divulgação de informações sobre o Coronavirus, Cadastro de Voluntários e Doações; disponibilização de serviço para acesso remoto com o objetivo de possibilitar o isolamento social e permitir que os servidores públicos que se enquadram nos grupos de risco desenvolvam seus trabalhos em casa (home office); disponibilização no site da Prefeitura de formulário para as empresas se cadastrarem e tomarem ciência do Decreto que prevê a retomada consciente do comércio no município.
O Departamento de Informática desenvolveu ainda: página para vídeos de atividades esportivas; banco de ração; portal para solicitação de sescontos no IPTU para aposentados; novo sistema de IPTU; instalação de sistema de alarmes e câmeras em prédios públicos; apoio para reestruturação da Guarda Civil; sistema da farmácia judicial; sistema controle custos da UTI montada no Hospital Dia; sistema de emissão e controle de portarias digitais; plataforma de prestação de contas do terceiro setor; apoio para reestruturação do magistério; portal da transparência; controle de ordens de serviço para a mecânica; disponibilização dos vídeos das licitações no Portal da Transparência; certidões de débitos no site; manutenção e suporte a sistemas, rede e usuários; formulários, disponibilização de espaço de armazenamento e vídeos para a realização do Maio Musical Virtual, Pocket Cultural, Mostra Virtual e formulários e documentos relativos à Lei Aldir Blanc.
Tradutor Automático para Libras
A página da administração municipal na internet passou a contar em 2020 com o Hugo, um plugin de tradução automática de textos para a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para acessar a ferramenta basta clicar no botão azul no canto direito da página inicial do site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br, e depois selecionar o trecho a ser traduzido.
O Departamento de Informática, ligado à Secretaria de Administração, foi responsável pela implantação do projeto, executado por meio da contratação de um empresa especializada. De acordo com a Federação Mundial dos Surdos, 80% dos surdos tem baixa escolaridade e dificuldades na alfabetização.