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Indaiatuba

Em balanço Administração ressalta lançamento de plataformas digitais e ampliação do acesso à informação

Com a pandemia de coronavírus se instalando no país no início de 2020 a Prefeitura de Indaiatuba também se adaptou às novas necessidades e exigências impostas por esta crise de saúde mundial. Com o objetivo de priorizar a comunicação oficial, ampla e de fácil acesso para todos e também possibilitando serviços e consultas de forma eletrônica, uma vez que a recomendação das autoridades de saúde continua sendo evitar aglomeração de pessoas, especialmente em ambientes fechados, a Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Informática, criou as plataformas Minha Indaiatuba, Meu Comércio e Minha Saúde.

O então secretário da pasta (atualmente secretário da Fazenda), Orlando Schneider Vianna, explicou que algumas ferramentas já estavam sendo desenvolvidas. “A Administração Municipal sabe da importância de aplicar novas tecnologias em todos os setores do serviço público, o que representa otimização de tempo, economia e gestão eficiente dos recursos. Desde o início da gestão do prefeito Nilson Gaspar temos atuado de forma a garantir tecnologicamente a estrutura necessária para que os serviços prestados à população continuassem com qualidade e eficiência. No entanto, a pandemia de coronavírus nos exigiu uma reavaliação das prioridades”, explicou.

“Com os registros dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, vimos que seria necessário e urgente facilitar o acesso às ações e informações oficiais da administração municipal, especialmente num período de alerta e incertezas por conta da pandemia. Assim, a plataforma Minha Indaiatuba, que seria lançada no final do semestre em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, foi priorizada e disponibilizada em março. Poucos dias depois lançamos ainda a plataforma Meu Comércio, visando estimular a atividade econômica local e facilitar a vida das pessoas que eram orientadas a ficar em isolamento social”, argumentou Orlando.

Minha Indaiatuba

O aplicativo “Minha Indaiatuba” inicialmente oferece acesso a todas as notícias publicadas na página oficial da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br e também atalhos para acesso às redes sociais da Administração Municipal. As pessoas que baixam o aplicativo recebem um alerta sempre que uma nova informação relacionada ao coronavírus é publicada no site da Prefeitura de Indaiatuba. O app está disponível para os sistemas Android e iOS.

Meu Comércio

Em abril a Administração Municipal lançou a Plataforma Meu Comércio. Trata-se de um espaço para a divulgação das empresas, devidamente estabelecidas e regularizadas no município, que adaptaram seus serviços para a realidade atual, oferecendo vendas pela internet, WhatsApp, delivery e drive-thru. O consumidor tem a opção de fazer pesquisas por categoria ou nome do estabelecimento. A plataforma conta atualmente como 507 comércios cadastrados e pode ser acessada através do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/meu-comercio/.

Minha Saúde

Outra ferramenta tecnológica de grande importância em tempos de isolamento social lançada pela Prefeitura foi a plataforma digital “Minha Saúde”, que oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. O serviço pode ser acessado na página inicial da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br).

A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura de Indaiatuba sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde, foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. “Em tempos de pandemia de Covid-19 em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado”, ressaltou o prefeito Nilson Gaspar (MDB).

Meu Wifi

Outra novidade lançada pela Prefeitura de Indaiatuba em 2020 foi o “Meu Wifi”, uma rede pública de acesso à internet e que está em operação em oito prédios públicos: Paço Municipal, Terminal Rodoviário, Praça Dom Pedro II, Ponto Cidadão, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Dia e UBS João Piolli. Para ter acesso ao sistema os visitantes devem acessar a conexão via wifi no telefone celular, escolher a rede “Meu WiFi”, efetuar um breve cadastro inicial e aceitar o termo de uso da rede. A partir daí o usuário tem uma hora de acesso à internet gratuita.

O projeto para a implantação do novo sistema foi iniciado há alguns anos, como explica o prefeito Nilson Gaspar. “Este é mais um programa do nosso planejamento que conseguimos colocar em prática para beneficiar os indaiatubanos com internet gratuita em prédios e espaços públicos. Foi um longo processo para colocarmos o projeto em funcionamento, mas com o empenho dos profissionais envolvidos e o apoio dos vereadores estamos lançando mais este programa de inclusão tecnológica, digital e social para todos”, comemorou.

OUTRAS AÇÕES

A pandemia de coronavírus exigiu ainda uma série de adaptações e alterações desenvolvidas pelo Departamento de Informática, ligado à Secretaria Municipal de Administração, entre eles: ajustes nos procedimentos no sistema utilizado pela Secretaria de Saúde (SALUS) para atendimento de infectados pelo Covid; disponibilização de plataforma para divulgação de informações sobre o Coronavirus, Cadastro de Voluntários e Doações; disponibilização de serviço para acesso remoto com o objetivo de possibilitar o isolamento social e permitir que os servidores públicos que se enquadram nos grupos de risco desenvolvam seus trabalhos em casa (home office); disponibilização no site da Prefeitura de formulário para as empresas se cadastrarem e tomarem ciência do Decreto que prevê a retomada consciente do comércio no município.

O Departamento de Informática desenvolveu ainda: página para vídeos de atividades esportivas; banco de ração; portal para solicitação de sescontos no IPTU para aposentados; novo sistema de IPTU; instalação de sistema de alarmes e câmeras em prédios públicos; apoio para reestruturação da Guarda Civil; sistema da farmácia judicial; sistema controle custos da UTI montada no Hospital Dia; sistema de emissão e controle de portarias digitais; plataforma de prestação de contas do terceiro setor; apoio para reestruturação do magistério; portal da transparência; controle de ordens de serviço para a mecânica; disponibilização dos vídeos das licitações no Portal da Transparência; certidões de débitos no site; manutenção e suporte a sistemas, rede e usuários; formulários, disponibilização de espaço de armazenamento e vídeos para a realização do Maio Musical Virtual, Pocket Cultural, Mostra Virtual e formulários e documentos relativos à Lei Aldir Blanc.

Tradutor Automático para Libras

A página da administração municipal na internet passou a contar em 2020 com o “Hugo”, um plugin de tradução automática de textos para a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para acessar a ferramenta basta clicar no botão azul no canto direito da página inicial do site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br, e depois selecionar o trecho a ser traduzido.

O Departamento de Informática, ligado à Secretaria de Administração, foi responsável pela implantação do projeto, executado por meio da contratação de um empresa especializada. De acordo com a Federação Mundial dos Surdos, 80% dos surdos tem baixa escolaridade e dificuldades na alfabetização.

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