Nossa Cidade
Em nome da cidade, prefeito homenageia destaques do esporte
O prefeito Dário Saadi recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 23 de setembro, os paratletas e atletas que alavancaram o nome de Campinas em competições nacionais e internacionais, nos últimos dois meses, nas modalidades de rugby em cadeira de rodas, vôlei, taekwondo e handebol de areia. O evento foi realizado na Sala Azul do Paço Municipal.
Num ambiente informal e descontraído, o prefeito Dário Saadi exaltou a importância de cada conquista, ao reconhecer as dificuldades que o atleta, independentemente da modalidade, precisa superar para ter contemplada sua dedicação.
“A experiência como secretário de Esportes foi fantástica. Aprendi muito. O sucesso é resultado de muito esforço, dedicação e superação. A vocês, a palavra é gratidão. Muito obrigado por elevar o nome de Campinas. Por isso a gente agradece”, afirmou Dário. Cada atleta homenageado recebeu como lembrança das mãos do prefeito um pin – pequeno broche com a imagem do brasão da cidade.
Também participaram do encontro o Secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, o gestor do Vôlei Renata, Fernando Maroni, e o técnico de taekwondo, Vitor Cardoso. Os representantes de cada modalidade premiada ressaltaram a importância do reconhecimento a cada conquista.
Os destaques
A grande expressão individual neste mês de setembro foi a atleta Larissa Pirola, medalha de prata no Campeonato Pan Am séries III de Taekwondo. A tetracampeã brasileira construiu um resultado determinante para a seleção brasileira conquistar o melhor aproveitamento de toda a história na competição. Ao mesmo tempo, melhorou o posicionamento no ranking para garantir presença nas próximas disputas de Mundiais e na Olimpíada de Paris, em 2024.
Nos esportes coletivos, Vôlei Renata teve sete atletas no pódio em três categorias diferentes, com a seleção brasileira. Na Sub 21, o campeonato sul americano, no Peru, com Amorim da Silva Souza. Medalha de prata também no Sul-Americano Sub 19, em Minas Gerais, com Thiago Vaccari Kavalkievicz, Samuel dos Santos e Vinícius Henrique Miranda. No Mundial Adulto, na Polônia, os brasileiros bateram a Eslovênia e ficaram com a medalha de bronze. Adriano e Felipe Roque foram importantes nesta trajetória e fazem parte da reformulação que a seleção faz no momento.
A equipe de Campinas no handebol feminino de praia conquistou a medalha de ouro na Copa do Brasil, disputada em Maricá, no Rio de Janeiro. Em sete jogos disputados, foram seis vitórias levando a um título muito festejado, porque a competição contou com grandes forças da modalidade.
Thaís da Silva Nascimento, a referência da equipe com sete títulos estaduais e internacionais, além de bronze no Mundial da Rússia, em 2018, é uma referência técnica. O comando técnico do time é de Juliana Aparecida Saraiva, idealizadora do Projeto 360º Nas Areias, apoiado pelo Fiec- Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas-, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Adeacamp Acesso
A Adeacamp, equipe de rugby em cadeira de rodas, foi campeã da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro e está de volta à elite da modalidade. O time liderado pelo técnico Renan de Melo Souza tem também a participação de mulheres, como determina o regulamento.
A campanha invicta, com vitórias sólidas da equipe, teve a participação de Ademir, Amarante, Bruno, Caetaninho, Carol, Danilo, Dione, Fábio, Jairo, Mari e Washington. O projeto é coordenado por Luiz Marcelo da Luz.