Connect with us

Nossa Cidade

Em uma semana, caminhão cata-treco recolhe objetos de grande porte em mais de 100 bairros

A Secretaria de Serviços Públicos é a responsável pela gestão de serviços de manutenção e zeladoria. Um deles é o caminhão cata-treco, que tem uma programação de passar em bairros e recolher móveis e objetos maiores, como colchões e outros, por exemplo, em frente às residências. Esta semana, o caminhão cata-treco fez coleta em 113 bairros.

A coleta de cata-treco tem sido fundamental nos mutirões da dengue, para que a população possa descartar corretamente e evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Toda semana, as equipes começam a passar nos bairros do mutirão três dias antes, além da programação prevista e de demandas que entram pelo canal 156.

As equipes da Secretaria atuam em todas as regiões, para os serviços de coleta de lixo; roçagem de áreas verdes; conservação de praças; gestão de parques e praças; instalação, reparos e pinturas de guias e sarjetas; manutenção de passarelas e pontes; reparos e desobstrução de bocas de lobo e galerias pluviais; tapa-buracos; recapeamento; pavimentação; manutenção de vias de terra; arborização; iluminação pública, entre outros.

Confira algumas ações desta semana, de segunda a sexta-feira, de 3 a 7 de junho.

Limpeza urbana

A limpeza urbana abrange todos os serviços: coleta de lixo domiciliar, na cidade toda; coleta seletiva; coleta hospitalar; ecopontos; varrição de rua; cata-treco; limpeza de bocas de lobo; lavagem de ruas e praças da região central; lixeiras e papeleiras, entre outros.

A lavagem de vias públicas e praças é feita com água e desinfetante, na região central, e nos pontos de feira livre nos bairros. É um trabalho contínuo. Esta semana, foram feitas 107 lavagens, sendo 72 em praças e ruas e em 35 em feiras livres nos bairros.

As bocas de lobo precisam estar limpas e desobstruídas para escoamento da água da chuva. Esta semana, a limpeza de bocas de lobo foi feita em 21 bairros.

A coleta seletiva, que recolhe recicláveis e destina às cooperativas de reciclagem, foi feita em cerca de 190 bairros. Em mais de 50 deles, a coleta é feita duas vezes por semana.

O caminhão cata-treco, que recolhe móveis e outros objetos de grande porte, passou em bairros, conforme programação, e solicitações vindas pelo 156. A programação do cata-treco está no portal: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-, na aba “Operação cata-treco”.

Áreas verdes

As áreas verdes como parques, praças, canteiros e jardins de equipamentos públicos recebem manutenção das equipes de conservação. Esta semana, as equipes trabalharam entre 15 locais por dia. Em alguns desses locais, o serviço foi executado em mais de um dia.

Um destaque desta semana foi a finalização da obra da Praça Bertha Lutz e de mais um parque para cachorros, o Parcão – Espaço pet, no DIC 4, que serão entregues à população no próximo domingo.

Outras equipes trabalharam em 19 locais na manutenção de áreas verdes de equipamentos públicos como centros de saúde, de assistência social e praças de esporte. Canteiros de ruas e avenidas e em parques também receberam plantios de mudas de árvores e de flores em até 11 locais esta semana.

Asfalto e obras

Um dos destaques entre as obras de asfalto desta semana é a pavimentação de um trecho de 2, 6 quilômetros da Estrada do Mão Branca, na região do Jardim São Caetano, próximo ao antigo aterro sanitário Delta A. A obra é fundamental para melhorar as condições de tráfego da região. Por ali circulam caminhões com lixo, para fazer o transbordo no antigo aterro, e com resíduos de construção civil, em direção à Usina Recicladora de Materiais, que também fica na Mão Branca.

A operação tapa-buracos, que é contínua, contou com até nove equipes por dia, para fazer reparos no asfalto.

As 13 equipes com reeducandos (detentos do regime semiaberto) fizeram serviços de manutenção, limpeza, pintura e roçagem em até 10 lugares, por dia. Em vários desses locais os serviços levaram mais de um dia na semana.

Destas equipes, uma equipe trabalha no cultivo de árvores e flores, no Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho, no Parque Xangrilá.

Sete equipes de obras trabalharam em sete locais esta semana em reparos de guias e sarjetas, entre outras.

Manutenção bairros

Todos os bairros da cidade são atendidos por uma Administração Regional (AR) ou Subprefeitura, subordinadas à Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar), que são responsáveis por serviços de manutenção nos bairros.

Esta semana, a manutenção de vias foi feita em 20 bairros, com máquinas e caminhões, em ruas e avenidas; reparos e obras de construção de canaletas, manutenção de bocas de lobo, construção de calçadas e reparos em galerias, entre outros.

Iluminação

A iluminação pública da cidade passou por manutenção em 235 pontos.

Fiscalização de terrenos

Terrenos e calçadas particulares devem ser mantidos limpos, em relação à roçagem de mato e a não manter lixo em entulho nesses locais. A responsabilidade por essas áreas é do proprietário. As equipes da Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt) fiscalizaram 355 endereços nesta semana, para verificar as condições e notificar os proprietários para que tomem as providências. A população também pode indicar esses locais por meio do telefone 156.

Sair da versão mobile