Nossa Cidade
Em videoconferência, prefeitos apresentam pauta para o presidente do TSE
O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, coordenou, no início da tarde desta quinta-feira, dia 18 de junho, videoconferência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. A audiência abordou questões relacionadas ao calendário eleitoral para eleições municipais devido à pandemia do novo coronavírus.
Foram discutidas a possibilidade de prorrogação do prazo para realização das eleições municipais, a revisão da data de desligamento de servidores de carreira que serão candidatos e, também, a manutenção das campanhas publicitárias, no período eleitoral, para garantir informação e orientação à população sobre a Covid-19.
Ao abrir a reunião, o prefeito cumprimentou o ministro Luís Roberto Barroso pela posse da presidência do TSE e declarou apoio à condução que o ministro tem tomado em relação à data do pleito.
“Enquanto presidente da FNP, quero deixar claro que não temos predileção por manter ou adiar as eleições, pois não existe posição uníssona na Frente, mas acreditamos que o que deve balizar a decisão é o caminho que o senhor está tomando, ou seja, ouvir pessoas da área médica”, comentou o prefeito.
Conforme o presidente do TSE, há um consenso para que a eleição seja adiada por algumas semanas, dentro de uma janela que os médicos apontam como segura, entre os dias 15 de novembro a 20 de dezembro. “Quanto a desincompatibilização dos servidores, a ideia é carregar pelo mesmo número de semanas em que seja prorrogada a data da eleição. Já a publicidade institucional, especificamente voltada para a Covid-19, vejo como questão de saúde e interesse público e devem ser adotados parâmetros que proíbam a promoção pessoal, mas garantam a informação ao cidadão”, comentou Barroso.
Além do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também participaram da audiência os prefeitos de Salvador/BA, ACM Neto; de Macapá/AP, Clécio Luis; de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira; e de Teresina/PI, Firmino Filho.
Fonte: Prefeitura de Campinas