Connect with us

Nossa Cidade

Emdec afere temperatura de cerca de 500 usuários do Terminal Central

Num prazo de uma hora, das 6h30 até as 7h30, cerca de 500 usuários aleatórios do Terminal Central tiveram a temperatura corporal aferida por funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Todos apresentaram temperatura normal. Uma única pessoa se recusou a fazer o teste. A ação começou nesta segunda-feira, dia 8 de junho, e segue durante todo o mês, nos terminais urbanos municipais.

“A população está entendendo a situação. Está consciente e colaborando. E todos usando a máscara de proteção”, frisou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

A ação é mais uma medida de prevenção contra a disseminação da pandemia do novo coronavírus. Também nesta segunda-feira, com a reabertura gradual de algumas atividades, a frota circulante de ônibus foi ampliada em cerca de 30%; e os horários de pico foram estendidos para o meio do dia, tarde e noite, para atender ao fluxo de pessoas no comércio e nos shopping centers. “Estamos calculando, neste momento, um aumento na ordem de 45 mil passageiros por dia, nos ônibus. O aumento da frota contempla, satisfatoriamente, tal elevação”, afirmou Barreiro.

O prefeito Jonas Donizette anunciou, na quinta-feira da semana passada (4 de junho), o início da flexibilização da quarentena, que será por etapas. Na ocasião, durante live nas redes sociais, o prefeito Jonas disse que “por conta do fluxo reverso, a operacionalização dos ônibus será adequada”. 

Medição da temperatura

A Emdec criou um protocolo para a medição da temperatura corporal dos usuários dos terminais urbanos. Primeiramente ocorre a abordagem aleatória, sempre de forma cortês, solicitando a permissão para a medição. Todos os funcionários da Emdec estão identificados com colete, usam máscara de proteção, luvas, termômetro digital de testa e frasco de álcool em gel no bolso. Ao todo são 16 funcionários, espalhados pelos principais terminais urbanos, nos horários de maior movimentação.

A medição da temperatura é feita com a aproximação do termômetro digital em torno de 5 cm da testa do usuário, sem encostar no corpo, para garantir a higiene e segurança do procedimento. O procedimento não dura mais do que três segundos. Caso a temperatura seja igual ou superior a 37,8ºC, o usuário é alertado sobre o estado febril e gentilmente orientado a procurar atendimento médico.

Recomendações

O enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e o retorno gradual à normalidade depende da conscientização, comprometimento e do esforço de todos. O uso dos terminais urbanos e dos ônibus somente deve ocorrer em caso de necessidade. É importante evitar aglomerações e seguir algumas regras, como:

– Não cumprimentar com as mãos, abraços e beijos;

– Manter as mãos higienizadas, usando água e sabão, ou álcool gel;

– Não levar as mãos aos olhos, nariz e boca;

– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir;

– Garantir que os ambientes estejam bem ventilados;

– Não compartilhar objetos pessoais; 

– Evitar aglomerações;

– Uso obrigatório de máscara de proteção.

Os usuários do transporte público coletivo de Campinas devem utilizar o aplicativo “Busão na Hora”, que informa, em tempo real, o horário de chegada do ônibus no ponto de embarque; além do itinerário e outras funcionalidades. Com o aplicativo, o usuário pode planejar, de forma antecipada, os deslocamentos e realizar uma melhor programação da viagem.

Frota

Em situação normal, a frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas totaliza mais de 1,1 mil ônibus e o sistema registra uma média de 560 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil; e 14 milhões de passageiros por mês. Transporta diariamente, também em situação normal, cerca de 204 mil usuários (indivíduos).

Em situação normal, o Terminal Central recebe cerca de 70 mil pessoas por dia. É o principal terminal urbano do município. E recebe 32 linhas municipais de ônibus.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Sair da versão mobile