Nossa Cidade
Emdec anuncia abertura de consulta pública do Plano de Segurança Viária
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anuncia, nesta quinta-feira, 28 de setembro, a abertura da fase de consulta pública do Plano de Segurança Viária (PSV). Um encontro no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) marca o início da fase de participação popular. O evento integra as atividades da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023.
O Plano de Segurança Viária de Campinas norteará as políticas públicas alinhadas ao compromisso de salvar vidas e reduzir o número de feridos graves nas vias urbanas e rodovias de Campinas. A população terá 30 dias para analisar as propostas do município para reduzir óbitos e lesões no trânsito até 2032 e sugerir estratégias.
As formas de participação popular serão anunciadas no encontro. Será possível contribuir diretamente no site da Emdec e, também, por escrito, por meio de urnas distribuídas em terminais.
Coordenada pela Emdec e pela Secretaria de Transportes (Setransp), a construção do PSV é apoiada pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e pelo WRI Brasil. O PSV campineiro contemplará seis eixos: Gestão e Coordenação; Mobilidade e Vias Seguras; Fiscalização; Dados e Evidências; Comunicação e Educação; e Atendimento às Vítimas.
Várias cidades do Brasil e da América Latina estão desenvolvendo e implementando planos de segurança viária baseados nos conceitos de Sistemas Seguros e Visão Zero e alcançando resultados expressivos na redução de mortes e lesões no trânsito, como Fortaleza e Buenos Aires.
Etapas
A construção do Plano de Segurança Viária de Campinas começou a ser discutida em maio deste ano, com o mapeamento das ações voltadas para o tema já realizadas pelo município. Desde então, foram realizadas diversas oficinas temáticas envolvendo colaboradores de áreas estratégicas da Emdec e da Setransp. As premissas e ações estratégicas do plano foram discutidas em encontro que reuniu, no início de setembro, técnicos da Emdec e representantes de secretarias municipais, de concessionárias que administram rodovias e outros órgãos públicos ligados à mobilidade urbana.
Em nível nacional, o Plano de Segurança Viária se pauta na Lei Federal nº 13.614/2018, que institui o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Também está alinhado à Década de Ação para Segurança Global no Trânsito da Organização das Nações Unidas, que tem como meta prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.
SERVIÇO
Abertura da Consulta Pública do Plano de Segurança Viária
Quando: 28 de setembro (quinta-feira)
Horário: 9h45 às 11h30
Onde: Auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) | av. Barão de Itapura, nº 1481, Botafogo.