Connect with us

Nossa Cidade

Emdec apresenta anuário de acidentes em 2022, nesta segunda-feira, 27 de novembro

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) alerta para o número de vidas perdidas no trânsito, na próxima segunda-feira, 27 de novembro. Às 10h, na Sala Azul do Paço Municipal, será lançado o Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito 2022, que detalha o perfil das 151 vítimas do trânsito campineiro e traz um panorama dos sinistros (acidentes) ocorridos em Campinas em 2022.  

Também serão antecipados dados parciais de acidentes registrados entre janeiro e outubro de 2023. O evento de lançamento será aberto à imprensa e parceiros.  

O anuário apresenta a evolução da mortalidade no trânsito de Campinas nos últimos 10 anos, com ênfase aos dados de 2022; e serve para apoiar a promoção de políticas públicas voltadas para a redução das mortes e lesões no trânsito. Foram 151 vidas perdidas em 143 sinistros (acidentes) no trânsito campineiro.  

O documento contém análises detalhadas sobre o perfil das vítimas, locais críticos para acidentalidade e fatores de risco que motivaram os óbitos. Além desses dados, serão detalhados a qualificação dos veículos envolvidos nos sinistros e o ranking dos corredores de Campinas que mais registraram acidentes. 

Homenagens às vítimas 

O lançamento terá um ato simbólico alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Sinistros de Trânsito, lembrado em 21 de novembro. Ações que alertam os motoristas sobre os números de mortos no trânsito também serão levadas ao cruzamento da avenida Anchieta com a rua Barreto Leme.  

O primeiro ato em homenagem às vítimas de trânsito foi realizado no último domingo (19/11), durante a abertura do jogo entre o Guarani e o ABC. Uma faixa lembrando a data foi aberta pelos jogadores e um minuto de silêncio foi realizado em homenagem aos mortos no trânsito. A mensagem também foi exibida no telão do Estádio Brinco de Ouro.  

Comemorado globalmente no terceiro domingo de novembro de cada ano, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Sinistros de Trânsito chama atenção para os milhões de mortos e feridos graves no trânsito de todo o mundo; e para os impactos causados nas famílias que perdem entes queridos. A data também homenageia as equipes de emergência, forças policiais e profissionais médicos que atuam nas ocorrências.  

Parceiros 

A elaboração do anuário envolve ainda a Secretaria de Transportes (Setransp), o Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito, o Hospital Municipal “Dr. Mário Gatti”, o Hospital e Maternidade “Celso Pierro”, a PUC-Campinas, o Corpo de Bombeiros e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). As informações sobre vítimas fatais integram o banco de dados da Emdec, formado por estatísticas coletadas pelos agentes da mobilidade urbana durante as ocorrências e dados do Instituto Médico Legal (IML), Polícia Civil e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria Municipal de Saúde, comparado com os dados do Infosiga. 

Sair da versão mobile