Nossa Cidade
Emdec ativa novos semáforos inteligentes e beneficia ruas da V. Progresso
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ativa novos conjuntos semafóricos, com tecnologia “inteligente”, no cruzamento da Avenida Engenheiro Augusto Figueiredo com a Rua da Abolição, na região da Vila Progresso. Os equipamentos entram em operação às 10h desta quinta-feira, dia 25 de agosto.
Além de disciplinar o trânsito e aumentar a segurança viária, os novos equipamentos também melhoram a fluidez de tráfego, reduzindo os tempos de espera ociosos na fase “vermelha”. Com as câmeras de detecção de veículos, a partir do fluxo identificado, o sistema regula o tempo de permanência na fase “verde”, com base na demanda veicular, em tempo real e de forma automática.
Além de se adaptarem às condições de trânsito e evitarem lentidões, os semáforos inteligentes diminuem os períodos de pico nos cruzamentos e inibem o desrespeito às fases semafóricas. “É uma maneira de aumentar a segurança e de prevenir acidentes. A tecnologia inteligente acaba propiciando a diminuição dos tempos de deslocamento pelas vias da cidade, com reflexos positivos na qualidade de vida das pessoas, que não ficam presas no trânsito”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Os semáforos inteligentes não são utilizados para a fiscalização eletrônica de trânsito. Ou seja, eles não são usados para detectar o avanço de sinal “vermelho”, parada sobre a faixa de pedestres, excesso de velocidade, ou qualquer outro tipo de infração de trânsito.
Com a ativação dos novos semáforos, a sinalização viária no entorno do cruzamento também será revitalizada. Os investimentos para o conjunto de melhorias foram da ordem de R$ 235 mil.
Ampliação
Agora, oito cruzamentos de Campinas já contam com a tecnologia de semáforo inteligente. Em julho passado, foram instalados semáforos desse tipo nos cruzamentos da Avenida Theodureto de Almeida Camargo x Rua Carolina Florence, na região do Taquaral; e Rua Dr. Pereira Lima x Avenida General Euclides de Figueiredo x Avenida Dr. David Vicente, na região da Vila Industrial.
Em abril, os cruzamentos das vias Waldemar Paschoal e Antônio Cesarino, no Centro; e das avenidas Suaçuana e Jacaúna, na Vila Aeroporto, receberam a tecnologia.
O projeto piloto de semáforos inteligentes foi iniciado pela Emdec em 2019, com a implantação das câmeras no cruzamento das vias Waldemar Paschoal e Marechal Carmona, na região central.
Em 2021, o projeto foi estendido para outros dois cruzamentos semaforizados: Rua Engenheiro Cândido Gomide x Rua Camargo Paes, no Jardim Guanabara; Avenida das Amoreiras x ruas Maria Anna Cremasca Levantezi x Antônio Vicente Levantezi, no Parque Montreal.