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Emdec capacita colaboradores sobre comunicação interpessoal

Um bom atendimento ao público só é possível com uma boa comunicação. Por isso, este foi o foco de treinamento realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17 de abril, quando cerca de 40 colaboradores de áreas que atendem a população foram capacitados sobre comunicação interpessoal, em duas turmas.

“O nosso objetivo é desenvolver as competências comportamentais necessárias para o desempenho dessas funções, aprimorando as relações interpessoais para a excelência no atendimento à população”, explica Débora Damasco, gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec.

Durante o treinamento, conduzido pela analista de recursos humanos Nádia Alves e a técnica de mobilidade urbana Reni Paschoalino, foram apresentados conceitos sobre comunicação assertiva e não violenta, controle emocional e a prática da escuta ativa, sem julgamentos, além da importância de criar uma conexão com as pessoas. Para aprofundar o debate, diversas dinâmicas de grupo foram realizadas, exigindo análise, argumentação e exposição de ideias dos funcionários.

Os participantes também relembraram características de bons e maus atendimentos que já vivenciaram, como cidadãos, e apontaram impasses experimentados durante a sua atuação profissional. O resultado foi a reflexão a respeito de uma qualificação da comunicação com a população, com mais empatia e assertividade.

O treinamento envolveu funcionários de áreas como o atendimento, segurança, processamento de multas, manutenção de sinalização, operação e controle do Pátio Municipal, entre outras, além de áreas administrativas que atendem a clientes internos. Mais uma turma será realizada no dia 16 de maio.

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