Nossa Cidade
Emdec capacita instrutores do transporte público sobre Visão Zero e Sistemas Seguros
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoveu uma capacitação envolvendo cerca de 40 instrutores das empresas que operam o transporte público coletivo e abordou os conceitos de Sistemas Seguros e Visão Zero. O treinamento foi realizado nesta quinta-feira, 27 de setembro, e faz parte das ações que promovem a segurança viária da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023. A organização da Divisão de Desenvolvimento Institucional, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS).
Participaram instrutores e motoristas de concessionárias e cooperativas que operam as linhas municipais atualmente – Campibus, Cotalcamp, VB1 e VB3. A ideia é que o conteúdo seja multiplicado pelos profissionais aos condutores que atuam no transporte público coletivo. O objetivo é alertar para a responsabilidade compartilhada de salvar vidas no trânsito, que toca também na condução diária dos ônibus municipais.
O conteúdo foi apresentado pelos representantes da BIGRS, Mariana Novaski (coordenadora do eixo de Dados e Evidências); e Rafael Bueno da Silva (coordenador do eixo de Fiscalização). Os conceitos de Sistemas Seguros e Visão Zero partem do princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável; o ser humano comete erros e é vulnerável a lesões no trânsito; a responsabilidade é compartilhada; e a gestão da segurança no trânsito é integrada e proativa.
“A responsabilidade pela segurança viária é compartilhada entre quem planeja e desenha as vias, quem opera veículos, incluindo os ônibus, e por quem utiliza as vias”, explicou Rafael Bueno.
Plano de Segurança Viária
Durante o treinamento, os motoristas foram convidados a participar da consulta pública sobre o Plano de Segurança Viária, que ficará disponível para sugestões da população entre os dias 28 de setembro e 28 de outubro. O evento de lançamento está marcado para esta quinta-feira (28/09), às 10h, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A população poderá conhecer as propostas do município para reduzir óbitos e lesões no trânsito até 2032 e sugerir estratégias.