Connect with us

Nossa Cidade

Emdec comemora 30 anos com homenagens aos colaboradores

Para celebrar o marco de 30 anos de história, completados neste mês de dezembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reuniu cerca de 400 colaboradores e parceiros no Prédio do Relógio, no Complexo do Pátio Ferroviário nesta sexta-feira, 22 de dezembro. A celebração integrou a programação dos 250 anos de Campinas e contou com a presença do prefeito Dário Saadi. 
 
 
Uma placa comemorativa aos 30 anos foi descerrada pelo prefeito Dário Saadi; pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e pelo secretário de Transportes, Fernando de Caires.  
 
 
“Quero saudar a todos os colaboradores da Emdec. São 30 anos de muito trabalho que construiu uma das maiores empresas de trânsito e transporte do Brasil. Quantas vidas não foram salvas por estes colaboradores, que atuam todos os dias para tornar o trânsito mais seguro? Parabéns a todos os funcionários e, em especial, aos agentes da mobilidade urbana, que diariamente enfrentam as dificuldades da função”, celebrou o prefeito.  
 
 
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “é um dia histórico para a Emdec. E só estamos escrevendo essa história pelas mãos dos nossos colaboradores. Muitos aqui têm mais de 30 anos de casa”, disse.   
 
 
Em seguida, passou a palavra ao presidente em exercício, Luiz Carlos Sardinha, que foi agente da mobilidade urbana, e exerce a presidência durante as férias de Riverete. “Agradeço a oportunidade. E a todos que trabalharam comigo nesses 18 anos. Tenho muito orgulho e carinho pela história da Emdec”. 
 
 
Celebração aos colaboradores  
 
As homenagens foram voltadas aos colaboradores da empresa. Cerca de 70 deles, com 30 anos ou mais de casa, receberam flores e certificados. Alguns ingressaram na Emdec antes da data que marca os 30 anos, quando a empresa passou a executar os serviços da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp). Os demais colaboradores receberam flores, mudas de plantas, bolo e botons comemorativos.  
 
 
Objetos antigos, como uniformes e motocicletas, que rememoram à história da empresa, foram expostos durante o evento. Também foi lançada uma cápsula do tempo, que reunirá depoimentos dos colaboradores e será aberta em 2053, quando a Emdec irá comemorar 60 anos.  
 
 
A ideia é que os funcionários manifestem suas expectativas para os próximos 30 anos da empresa. A cápsula foi construída pelos próprios colaboradores, com materiais e símbolos que remetem à sinalização viária.  
 
 
  
Homenagens e depoimentos 
 
 
O prefeito e as autoridades presentes foram homenageados pelos diretores da Emdec, com bonsais, que simbolizam equilíbrio e prosperidade. Participaram do ato a Chefe de Gabinete da Emdec, Giselle Normanha Biaggi de Godoi; e os diretores da Emdec, Wilson Folgozi (Planejamento e Projetos), Marta Barbosa (Administrativa e Financeira), Thaís Costa (Projetos Estratégicos e Cidades Inteligentes) e Sardinha (Operações). 
 
 
“Vocês constroem uma cidade mais segura e mais fluída, tenho muito orgulho da história que construímos aqui”, enfatizou a Chefe de Gabinete. “A Emdec é um dos principais órgãos de gestão da mobilidade urbana do país. E conta com equipes que estão entre as melhores do país”, completou o diretor de Planejamento e Projetos, Folgozi.  
 
 
 
O tom musical do evento ficou por conta do coral infantil do Instituto Anelo, que apresentou músicas natalinas, sob a regência de Júlia de Toledo. Um vídeo institucional foi apresentado, com o depoimento de colaboradores com diferentes tempos de casa; e está disponível no Youtube da Emdec. 
 
 
Ações comemorativas 
 
A história de 30 anos da empresa vem sendo celebrada ao longo de 2023, com diversas ações comemorativas. Um concurso cultural – “Minha história com a Emdec” – foi lançado internamente e os colaboradores compartilharam fotos, objetos e depoimentos que contam as histórias vivenciadas na empresa. Os vencedores foram anunciados durante o evento e as fotos e depoimentos projetadas na cerimônia. Foram premiados os colaboradores Ricardo Rosan, Maria Claudia Spiadorin e Samuel de Jesus Fernandes da Silva, nas categorias depoimentos; fotos autorais; documentos, materiais ou objetos de valor histórico. Eles receberam um porta-retrato digital ofertado pelo Gremdec (Grêmio Recreativo Esportivo Cultural da Emdec).  
 
 
 
Um livro sobre essa jornada está em produção e será entregue aos colaboradores no início de 2024. No final de outubro, o evento interno “Emdec de Portas Abertas” recebeu familiares de colaboradores na empresa. Nas redes sociais da Emdec, um vídeo publicado na data exata dos 30 anos, no dia 15 de dezembro, trouxe fotos antigas e imagens atuais de colaboradores de diversas áreas, em homenagem a todos os funcionários, que constroem a história da Emdec.   
 
 
 
A cerimônia também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini; do Chefe de Gabinete, Aderval Fernandes Júnior; e dos secretários Adriana Flosi (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação), Alexandra Caprioli (Cultura e Turismo); do presidente da Rede Mário Gatti, Sergio Bisogni; do presidente da Ceasa, Valter Greve; e  do coordenador do Instituto Anelo, Lucas Soares; além de representantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).  
 
 
 
Sobre a Emdec 
 
A Emdec conta com cerca de 900 colaboradores, sendo aproximadamente 890 funcionários e 20 estagiários, além do suporte de patrulheiros. Atualmente, integra a administração indireta do município.  
 
 
 
Realiza a gestão do trânsito, com ações de planejamento, operação e educação. Também gerencia o transporte público coletivo municipal, incluindo o planejamento do sistema, com a programação das linhas e questões contratuais, tarifárias e de remuneração. Regulariza o transporte escolar, o transporte individual por táxi e aplicativos, ônibus fretados, transporte executivo e circulação de veículos de carga.  
 
 
 
Histórico 
 
Em 11 de janeiro de 1972, a Lei Municipal nº 4.092 transformou o escritório municipal de planejamento em Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A Emdec tinha funções diferentes, como executar serviços de imprensa oficial do município e promover o planejamento socioeconômico, físico-territorial e administrativo da cidade. 
 
 
 
Em 7 de novembro de 1980, o Decreto nº 6.294 instituiu o processo de liquidação e extinção da empresa, que chegou a ser iniciado. Mas, em 16 de novembro de 1989, foi revogado pelo Decreto nº 9.987. A partir daí, a Emdec passou a executar serviços relacionados à operação de trânsito e do transporte do município. 
 
 
 
Mas foi apenas em 15 de dezembro de 1993, com a edição da Lei nº 7.721, que a Emdec passou a executar os serviços da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp).  
 
 
 
Campinas 250 anos   
 
O evento comemorativo aos 30 anos da Emdec integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. Para mais informações, acesse portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/ 
Sair da versão mobile