Connect with us

Nossa Cidade

Emdec encerra Abril Azul com orientação a agentes e motoristas de ônibus

Emdec encerra Abril Azul com orientação a agentes e motoristas de ônibus

Finalizando a programação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, agentes da mobilidade urbana recebem, nesta sexta-feira, dia 28 de abril, cartilhas que orientam sobre como agir em situações que envolvam pessoas com autismo, tanto no trânsito quanto no transporte. Além do material impresso, foi disponibilizada, anteriormente, versão digital do material. 

A ação também foi realizada com motoristas do transporte público. Uma cartilha digital voltada especialmente a estes profissionais foi enviada pela Emdec às concessionárias.

A iniciativa tem o objetivo de esclarecer agentes e motoristas sobre o tema, para qualificar o atendimento às pessoas com autismo e aos responsáveis por crianças e jovens autistas que transitam pelas vias e ônibus de Campinas. 

As cartilhas para agentes e motoristas trazem informações sobre o que é o autismo e quais são os direitos das pessoas autistas, como o acesso ao assento preferencial dos ônibus. Também explicam como os profissionais podem agir em momentos de crises de desregulação (momento no qual há uma impossibilidade de controlar impulsos ou reações), entre outras situações. 

Mês teve cartazes e adesivos em ônibus, além de ações internas 

A programação da Emdec para o Abril Azul contou com diversas ações internas e externas, em esforço de conscientização sobre o tema. Além de cartazes sobre o uso do assento preferencial por pessoas autistas, os ônibus do transporte público tiveram a renovação de adesivos que indicam quais públicos têm esse direito. Foram 1.050 adesivos entregues às concessionárias. Um cartaz da campanha realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos também foi afixado nos ônibus. 

Em ato simbólico, no dia 19 de abril, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, e a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, conferiram o adesivo e os cartazes em um ônibus, na Emdec. Na ocasião, eles aproveitaram para mostrar a ação à Maria Cristina Garcia Bosan, mãe de uma jovem autista, que costuma usar o transporte público acompanhando a filha. 

Nas redes sociais, a empresa também abordou o assunto, explicando e estimulando o respeito ao assento preferencial. 

Internamente, os colaboradores da Emdec puderam esclarecer dúvidas sobre o autismo em palestra realizada no dia 20, com a psicóloga Mariana Pereira, especialista no tratamento de pessoas com autismo, indicada pelo Plano Samaritano Saúde. A Emdec ainda orientou os seus colaboradores sobre o acesso a benefício da empresa para reembolso escolar, em caso de filhos autistas, com necessidade de ensino especial.

Sair da versão mobile