Connect with us

Nossa Cidade

Emdec encerra ciclo de encontros e nova operação do BRT começa nesta sexta-feira, 20 de outubro

A nova operação do Corredor BRT Campo Grande começa nesta sexta-feira, 20 de outubro, com três novas linhas, duas semiexpressas e uma paradora, se juntando à BRT20 e circulando de forma exclusiva no corredor, com viagens mais rápidas e estações e terminais mais confortáveis. A série de reuniões abertas que explicou as mudanças e os benefícios sobre essa nova operação foi encerrada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta quinta-feira, 19 de outubro.

As dúvidas da população foram esclarecidas por uma equipe formada por técnicos das áreas de gestão, planejamento, fiscalização e operação do transporte da Emdec. Receberam as reuniões o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Satélite Íris), o CEI “Amélio Rossin” (Jardim Rossin), a Escola Estadual “Elvira de Pardo Meo Muraro” (Jardim Florence), a EMEF/EJA “Profª Clotilde Barraquet Von Zuben” (Jardim Florence), o CEI Nave Mãe “Profº Paulo Reglus Neves Freire” (Satélite Íris), a Nave Mãe “José Bonifácio Coutinho Nogueira” (Residencial Cosmos), o Ceprocamp – Centro Cultural José Alves (Satélite Íris) e a Escola Estadual “Profª Rosina Frazatto dos Santos” (Satélite Íris).   

Ao longo dos encontros, foi possível esclarecer quais serão os trajetos das três novas linhas BRT e apresentar os benefícios do sistema – agilidade e previsibilidade no deslocamento, estações e terminais mais modernos e confortáveis, mais segurança no embarque e desembarque. A migração das linhas convencionais para as marginais da avenida John Boyd Dunlop também foi esclarecida durante os encontros. A mudança ocorre para que as linhas BRT trafeguem de forma exclusiva nos corredores, garantindo o desempenho e a agilidade esperados. 

Os participantes também puderam apresentar sugestões para melhoria do transporte público coletivo. Uma delas, a criação de uma nova linha que conecte o Jardim Florence II ao Terminal Satélite Íris, foi acatada pela Emdec. A linha alimentadora 227 começa a circular nesta sexta-feira, 20 de outubro, e possibilitará a integração com as linhas BRT em direção ao Terminal Mercado e ao Corredor Central. A operação tronco-alimentada já é parte do planejamento futuro da Emdec para o sistema BRT.  

Outro ponto esclarecido aos participantes durante as reuniões envolveu a integração, que permite o embarque em até três ônibus BRT’s ou convencionais no período de duas horas. A equipe da Emdec esclareceu que, a partir dos terminais, os usuários deverão embarcar pela porta traseira dos veículos para realizar a integração.  

Experimenta o BRT 

Para divulgar a nova operação do BRT Campo Grande e tirar dúvidas da população, a Emdec também está realizando abordagens educativas nas principais estações e terminais, nos horários de pico. Agentes e educadores orientam sobre as mudanças e entregam folhetos informativos.  

A campanha de orientação contemplou ainda publicações nas redes sociais, cartazes nas linhas municipais, distribuição de folhetos e fixação de faixas informativas em todos os pontos de embarque e desembarque do corredor. Um carro de som percorre a região do Campo Grande, divulgando a nova operação. Todos os detalhes sobre o assunto podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt. 

Sair da versão mobile