Connect with us

Nossa Cidade

Emdec implanta semáforos sonoros em Campinas para maior acessibilidade

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) entregou 31 tags individuais para acionar os 23 semáforos sonoros implantados na cidade. Com a presença do presidente da Emdec, Vinicius Riverete, sete novos cruzamentos foram equipados com os dispositivos, marcando um avanço na acessibilidade urbana. O evento ocorreu no Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores (ICCT) e contou com a presença de representantes da Emdec, da secretaria municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e do ICCT.

As tags eletrônicas foram entregues a pessoas previamente cadastradas, selecionadas em parceria com a secretaria de Assistência Social, o ICCT e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Os beneficiários são usuários frequentes do transporte público e circulam nas regiões contempladas. Entre eles, um casal, Daniele Penha Côndito dos Santos e Roberto Crude Moreira, expressou sua satisfação ao receber as tags, ressaltando como elas facilitam a locomoção no centro da cidade e proporcionam maior segurança.

Durante o evento, Vinicius Riverete agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto e destacou o compromisso da Emdec em tornar a cidade cada vez mais acessível. Além disso, anunciou a instalação de pisos podotáteis e direcionais em todos os terminais de transporte público de Campinas, visando melhorar a mobilidade. O presidente da Emdec ressaltou ainda que a empresa está aberta a compartilhar suas iniciativas inovadoras com outras cidades, mencionando a visita de representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos para conhecer os semáforos sonoros em funcionamento.

Os sete novos cruzamentos contemplados com os semáforos sonoros são: Avenida Dr. Moraes Sales x Rua Irmã Serafina, Avenida Andrade Neves x Avenida Benjamin Constant, Avenida Andrade Neves x Rua Dr. Sebastião de Souza, Avenida Orosimbo Maia x Rua Delfino Cintra, Avenida Orosimbo Maia x Avenida Francisco Glicério, Avenida Benjamin Constant x Travessia Terminal Mercado e Avenida Benjamin Constant x Rua Dr. Ernesto Khulmann.

Os semáforos sonoros funcionam por detecção de presença e possuem uma estrutura segura, instalados dentro de caixas fixadas na parte superior das colunas semafóricas, o que dificulta atos de vandalismo. Os dispositivos possuem tecnologia Bluetooth e detectam a presença do usuário portador das tags quando se aproximam dos semáforos. Cada tag tem um código único e, ao ser identificada, ativa automaticamente o modo sonoro, dispensando a necessidade de acionamento físico.

A Emdec iniciou a implantação dos semáforos sonoros em dez cruzamentos da Avenida Francisco Glicério, estendendo-se até outras vias importantes da cidade. Além disso, foram instalados em locais próximos a instituições parceiras do projeto, como o ICCT, o Centro Cultural Louis Braille e o Instituto CPFL.

Sair da versão mobile