Connect with us

Nossa Cidade

Emdec faz operação especial de trânsito para a 12ª Meia Maratona de Campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) preparou uma operação especial de trânsito e transporte para apoiar a realização da 12ª Meia Maratona de Campinas. O evento ocorre no próximo domingo, 9 de junho, e terá saída e chegada no Largo do Rosário. Serão disputadas provas de 10 km e 21 km. A largada ocorre às 7h.

 

A previsão de término do evento é por volta das 11h. As provas têm tempos máximos de duração previstos: 3h30 para a distância de 21K e de 2h para a distância de 10K. A expectativa é da participação de cerca de três mil atletas.

 

Haverá pontos com bloqueios e compartilhamentos de vias. Agentes da Mobilidade Urbana atuam para promover a segurança dos participantes e motoristas e pedestres; e para minimizar os impactos no trânsito e no transporte coletivo.

 

Trajetos

O percurso da meia maratona abrange as vias Francisco Glicério, Aquidabã (sentido Bosque), General Marcondes Salgado, Princesa D’Oeste (Centro / bairro), Ayrton Senna da Silva com retorno após a avenida Monte Castelo, novamente Princesa D’Oeste, retorno no balão da Dr. Antônio Carlos de Salles Júnior, Princesa D’Oeste (bairro / Centro), Conde D’Eu, Imperatriz Dona Tereza Cristina, novamente Conde D’Eu, Princesa D’Oeste (sentido Centro), José de Souza Campos (Norte-Sul), Júlio Prestes, Vital Brasil, uma volta no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, retorno pela Júlio Prestes para a Norte-Sul (sentido Guarani), marginal da Dr. Moraes Salles (no contrafluxo, após o Viaduto São Paulo), Coronel Quirino, Aquidabã e Francisco Glicério (contrafluxo) até o Largo do Rosário.

 

A prova de 10 km tem o mesmo percurso inicial, porém o retorno ocorre antes, no cruzamento da Norte-Sul com a Barreto Leme.

 

A Emdec sugere que os motoristas evitem as regiões das vias principais que fazem parte do percurso.

 

Trânsito

As ações operacionais da Emdec começam na madrugada do domingo, com a reserva de vagas na faixa da esquerda da avenida Francisco Glicério, entre as vias Campos Sales e Conceição. Também haverá reserva de vagas na rua Vital Brasil, entre as avenidas Júlio Prestes e Heitor Penteado (faixa esquerda) para coibir estacionamento de veículos durante a passagem da prova 21k.

 

A partir da 1h a avenida Francisco Glicério será bloqueada no trecho entre as ruas General Osório e Conceição. Também ocorre bloqueio da avenida Dr. Campos Sales, entre as vias José Paulino e Francisco Glicério. A rua General Osório ficará livre para o desvio de ônibus e demais veículos.

 

A partir das 4h começa a distribuição de cones nas vias onde o percurso da corrida será compartilhado com os veículos. Às 6h os operadores já estarão prontos para os bloqueios viários, que começam às 6h30.

 

Com o início da prova, às 7h, começam a ser executadas as ações necessárias e as liberações dos bloqueios conforme a passagem do último atleta.

 

O trecho da avenida Francisco Glicério, entre as avenidas Moraes Salles e Aquidabã, após a passagem dos corredores da prova de 10 km, será compartilhado, destinando metade da pista para retorno dos corredores e metade para veículos. No início do trajeto, no cruzamento com a Francisco Glicério, a rua General Osório será liberada imediatamente após a largada.

 

O trecho da avenida Norte-Sul, entre as ruas Thomaz Alva Edson e Carlos Francheu, também será compartilhado, com uma faixa da via para acesso de veículos à igreja Menino Jesus de Praga.

 

A passagem dos atletas, desde o Largo do Rosário até o cruzamento da Norte-Sul com Gustavo Armbrust, causará bloqueios temporários ao tráfego de veículos para a passagem dos atletas.

 

No total, a Emdec fará a operacionalização de 75 cruzamentos viários. Foram distribuídas pelo trajeto 15 faixas informando motoristas e ciclistas sobre a ocupação do evento nas principais vias do trajeto.

 

 Transporte

A operação da Emdec para a 12ª Meia Maratona de Campinas também atinge o transporte público coletivo. Pontos de parada ficarão inativos durante a prova; e outros serão criados provisoriamente. Os usuários e condutores serão orientados por agentes da Mobilidade Urbana.

 
No decorrer do trajeto os pontos de bloqueio vão sendo desmobilizados e os agentes manterão a orientação aos condutores e usuários do transporte.

 
As linhas 116, 125, 171, 173, 211, 230, 240, 249, 253, 265, 271, 317, 331, 332, 338, 341, 342, 344, 345, 346, 348, 349, 351, 352, 353, 356, 359, 360, 361, 364, 366, 367, 368, 375, 377, 381, 382, 383, 386, 380, 395, 403, 408, 499 sofrerão impacto por conta dos bloqueios que acontecerão no domingo.

 
Informações gerais

A principal rota de desvio por conta da interdição na Francisco Glicério é composta pelas vias Barão de Jaguara, Benjamin Constant, Senador Saraiva, Costa Aguiar, Praça Marechal Floriano e avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli.

 
O efetivo operacional da Emdec envolverá pelo menos 78 profissionais da mobilidade urbana em campo ou remotamente com as ações de equipes semafóricas e da Central de Monitoramento de Operações.

 
As dúvidas da população podem ser esclarecidas no telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910. Este número também pode ser usado como WhatsApp.

Sair da versão mobile