Nossa Cidade
Emdec faz teste para adoção de faixa reversível na Rua Coronel Quirino
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está realizando testes para a adoção de uma operação de faixa reversível na Rua Coronel Quirino, na região do Cambuí. O teste consiste em promover tráfego no contrafluxo (sentido oposto ao habitual da via) da Coronel Quirino, no trecho entre a Avenida Dr. Moras Salles e a Rua General Marcondes Salgado, no pico da manhã.
O objetivo é proporcionar maior fluidez na circulação, principalmente para os veículos que descem a General Marcondes Salgado e seguem com destino à Avenida Dr. Moraes Salles. A ação ocorre no período das 6h30 até as 9h. Estudos apontam que cerca de 1,8 mil veículos circulam por hora, no período de pico da manhã, na Rua General Marcondes Salgado; e, desse total, em média 1,3 mil acessam a Avenida Dr. Morares Salles.
“Estamos sempre atentos às condições de circulação dos veículos pelo município e realizando estudos técnicos para eliminar os gargalos no trânsito e aumentar a fluidez viária, com segurança. Principalmente nos momentos de pico do trânsito. Esse é um teste em campo, de um estudo técnico realizado internamente pela Emdec. Vamos avaliar os resultados e decidir, com base nessa avaliação, que medidas adotar”, revela o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Os testes começaram nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro; e seguem até sexta-feira, dia 21, sempre no período das 6h30 às 9h. Das três faixas de rolamento da Rua Coronel Quirino, duas faixas foram mantidas com o sentido de tráfego habitual; e a outra foi canalizada com cones, proporcionando a ligação da Rua General Marcondes Salgado para a Avenida Dr. Moraes Salles, atendendo o sentido de maior demanda de tráfego.
Nos teste de operação de faixa reversível desta quarta foram utilizados 70 cones, seis cavaletes e duas viaturas da Emdec.