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Nossa Cidade

Emdec implanta faixa exclusiva para ônibus na Avenida Andrade Neves

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) finalizou o processo de implantação de faixa exclusiva para a circulação de ônibus do sistema de transporte público coletivo na Avenida Andrade Neves. O trecho, do lado direito da avenida, possui 650 metros, entre as avenidas Benjamin Constant e Barão de Itapura.

 

 

Com essa medida, o município já conta com quase 46 km de faixas exclusivas e preferenciais no transporte público. Ainda estão em fase de construção 36,6 km de corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido), no município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral.

 

 

“Nossa diretriz será sempre o privilégio ao transporte público coletivo e à mobilidade ativa, feita pelos pedestres e ciclistas, nos deslocamentos pela cidade. Diretriz totalmente alinhada ao Plano Diretor do município, que incorpora o conceito de DOTS (Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável); ao nosso Plano de Mobilidade Urbana; e, também, ao Plano Viário, em fase final de construção. A implantação de mais essa faixa exclusiva no município segue, perfeitamente, essa diretriz”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

A nova faixa exclusiva beneficia 23 linhas do transporte coletivo do município. São elas: 118; 132; 193; 213; 241; 241.1; 242; 331; 332; 349; 354; 357; 362; 366; 367; 381; 385; 386; 396; 403; 408; 408.1; e 502. São 92 ônibus circulando por hora, pela Avenida Andrade Neves. O volume total médio de circulação diária, em toda a avenida, é de 41,4 mil veículos.

 

 

Implantação

 

 

Os trabalhos de implantação da faixa exclusiva começaram em meados de novembro, e foram concluídos nesta semana. A expectativa é de melhorar o desempenho do transporte coletivo e aumentar a segurança viária, com a segregação dos ônibus dos demais veículos.

 

 

No trecho da faixa exclusiva, a Avenida Andrade Neves recebeu nova sinalização viária, abrangendo placas de regulamentação e educativas, pintura de faixas de pedestres, retenções, balizamentos e legendas. A faixa da direita da via, destinada aos ônibus, foi alargada, para proporcionar maior segurança e conforto aos operadores. A velocidade no trecho foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.

 

 

O custo de implantação foi da ordem de R$ 71,5 mil. A região possui vários atrativos, como serviços hospitalares e clínicas médicas, segurança pública, empreendimentos comerciais e instituições financeiras. A avenida atende bairros populosos, como Centro, Botafogo, Guanabara e Chapadão, além de estar localizada próxima aos terminais Rodoviário e Metropolitano.

 

 

Fiscalização

 

 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito. A Lei Federal nº 13.154 tipifica o fato como infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

 

 

Resoluções municipais permitem que os ônibus fretados e os táxis circulem pelas faixas exclusivas de ônibus. Mas esses veículos não podem embarcar ou desembarcar passageiros.

 

 

Neste primeiro momento, os agentes da Mobilidade Urbana da Emdec agirão de forma educativa, orientado os motoristas sobre a correta circulação. “Nós vamos promover um período de acomodação, de cerca de 90 dias, para que todos possam se acostumar com a nova dinâmica de circulação. Após esse período, o desrespeito ao espaço destinado aos ônibus será punido. Assim como os casos claros de cometimento intencional da infração”, afirma o secretário Barreiro.

 

 

Nas avenidas e ruas com faixas exclusivas, à direita ou à esquerda, não é proibido atravessar a mesma para acessar as vias que as cruzam. Placas de sinalização indicam o ponto de entrada na faixa exclusiva para a conversão segura, sem a imputação de multa de trânsito.

 

 

Faixas exclusivas

 

 

Em 2016, a Emdec implantou 7,5 km de faixas exclusivas no município, em trechos da Avenida Benjamin Constant, Avenida Dr. Campos Sales, no Eixo Barão Geraldo (ruas Carolina Florence e Buarque de Macedo) e no Eixo Sudeste (Avenida da Saudade e Rua da Abolição).

 

 

A faixa para ônibus na Avenida Benjamin Constant é permanentemente exclusiva. Ela fica do lado direito da via, em trecho de 1,2 km entre as avenidas Anchieta e Andrade Neves.

 

 

A Avenida Dr. Campos Sales recebeu faixa exclusiva, também permanente, no lado esquerdo, com 560 metros, entre as ruas Onze de Agosto e José Paulino. A avenida já possuía faixa exclusiva permanente do lado direito, com 660 metros, entre a Rua Onze de Agosto e Avenida Francisco Glicério.

 

 

Os eixos Barão Geraldo e Sudeste têm as faixas da direita exclusivas para ônibus somente nos dias úteis, das 6h às 8h e das 16h às 19h. No eixo Barão Geraldo, a faixa exclusiva da Carolina Florence tem 1,9 km, desde a Avenida Barão de Itapura até a Avenida Theodureto de Almeida Camargo. A da Buarque de Macedo tem 1,5 km, entre a Theodureto de Almeida Camargo e a Barão de Itapura.

 

 

No eixo Sudeste, a faixa exclusiva da Avenida da Saudade tem 1,2 km, desde a Álvaro Ribeiro até a Luiz Cappa. A da Abolição tem 1,1 km, entre a Luiz Cappa e a Álvaro Ribeiro.

 

 

Antes de 2016, o município contava com pouco mais de 37 km de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte público. São elas:

 

– Faixas exclusivas: Pista interna da Avenida Dr. Moraes Salles (620 metros); pista interna da Rua Irmã Serafina (400 metros); pista interna da Avenida Anchieta (960 metros); pista interna da Avenida Orosimbo Maia (870 metros); pista interna da Avenida Senador Saraiva (640 metros); faixa direita da Avenida Francisco Glicério (1,4 mil metros); faixa direita da Campos Sales (660 metros); faixa esquerda da Avenida Lix da Cunha (2,4 mil metros); Corredor Ouro Verde (5 mil metros).

 

– Faixas preferenciais: Pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles (620 metros); pista externa da Rua Irmã Serafina (400 metros); pista externa da Avenida Anchieta (960 metros); pista externa da Avenida Orosimbo Maia (870 metros); pista externa da Avenida Senador Saraiva (640 metros); faixa direita da Avenida Prestes Maia (1,9 mil metros); faixa direita do Corredor Sousas (8 mil metros); Corredor da Avenida Brasil (11,1 mil metros).

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