Nossa Cidade
Emdec intensifica operação de trânsito na Estrada da Rhodia
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) intensificou o monitoramento da circulação na região da Estrada da Rhodia, em Barão Geraldo. Uma operação de trânsito foi iniciada nesta segunda-feira, 4 de março, e prossegue até a próxima sexta-feira, 8, no pico da manhã, envolvendo agentes da mobilidade urbana e equipes semafóricas.
Entre 6h e 8h30, o fluxo de veículos no cruzamento da avenida Albino José Barbosa de Oliveira, desde a rua do Sol até o semáforo localizado na rua Giuseppe Máximo Scolfaro, está sendo observado. O objetivo é estudar medidas para ampliar a fluidez do trânsito no local.
A medida foi tomada depois que população daquela região relatou um movimento muito intenso de veículos. O semáforo localizado no cruzamento da Estrada da Rhodia com a rua Giuseppe Máximo Scolfaro recebeu ajustes nos tempos semafóricos. A fase verde foi priorizada para os veículos que trafegam em direção ao eixo da avenida Albino José Barbosa de Oliveira. A medida resultou na ampliação da fluidez viária.
O cruzamento da rua Giuseppe Máximo Scolfaro conta com “semáforos inteligentes”, com uma câmera de detecção de fluxo veicular que otimiza a fase verde com base na demanda veicular.
“Neste primeiro dia de operação, observamos fluxo intenso, porém, fluindo sem congestionamento. O volume de veículos se intensifica no cruzamento no semáforo da rua Giuseppe Máximo Scolfaro. Após os ajustes realizados nos tempos semafóricos, não identificamos, nesse primeiro dia, a necessidade de operacionalização dos agentes ou bloqueios”, explica o coordenador da área de Fiscalização e Operação de Trânsito, Marcelo Carpenter Ferreira.
As equipes da Emdec observam se interferências momentâneas na rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) estão injetando, pontualmente, mais fluxo de veículos na Estrada da Rhodia. A região recebe muitos estudantes do Distrito de Barão Geraldo, movimentação que se intensifica com o retorno das aulas. Além disso, a circulação é impactada pelo aumento do número de condomínios residenciais na região.