Connect with us

Nossa Cidade

Emdec leva experiências de Campinas ao Arena ANTP

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) levou seis apresentações, sobre iniciativas em diversas frentes de atuação, ao Arena ANTP, congresso de mobilidade urbana que aconteceu nesta semana, de 24 a 26 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o evento teve a sua 22ª edição. 

Entre os diversos temas discutidos no congresso, estiveram presentes a mobilidade elétrica, soluções de engenharia de tráfego para melhoria da mobilidade, o Trem Intercidades e a mobilidade ativa, com a priorização do pedestre. 

A participação da Emdec aconteceu nas sessões técnicas. Na quarta-feira, dia 25, a gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional da empresa, Débora Damasco, falou sobre o programa “Multiplicadores do Conhecimento Emdec”. A apresentação, que também teve como coautoras a técnica em mobilidade urbana Reni Azevedo e a analista de recursos humanos Nádia Alves, aconteceu às 13h, na Arena 5. No mesmo horário, na Arena 6, foi abordado o “Programa Revivacidade – Urbanismo Tático Delphino Cintra”, apresentado pela coordenadora do Processo de Inovação em Urbanismo e Mobilidade, Michelle Rosa, e elaborada em conjunto com os analistas de mobilidade urbana Camilla Daibes, Carlos Foot e Daniel Silva. 

Já nesta quinta-feira, dia 26, quatro comunicações técnicas da Emdec participaram da programação. Na Arena 5, às 16h, o analista de comunicação Luís Otávio Cândido abordou o tema “Campanhas para redução de óbitos no trânsito: JBD Morte Zero e Desacelera”, em apresentação elaborada em coautoria com a coordenadora do Processo de Educação e Cidadania, Mariangela Pereira, e a analista de educação Mayara Domingues. 

Enquanto isso, na Arena 6, aconteceram três apresentações. Na primeira delas, às 14h, o analista de educação Wagner Jatobá falou sobre o “Programa de formação dos motoristas do transporte coletivo de Campinas”, com material produzido em coautoria com Débora Damasco e o técnico em mobilidade urbana Samuel Fernandes. 

Às 15h, a gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana, Roberta Mantovani, apresentou o “Programa de segurança viária para motociclistas: 3Rs – Respeite, Repense, Reduza”, em apresentação que tem como coautoras Mariangela Pereira e a analista de comunicação Ângela Silva. 

Por fim, às 16h, o analista de educação Caio Pedron levou ao evento a “Série Sinistros: relatos ilustrados de ocorrências de trânsito”, cujo material contou com a coautoria de Mariangela Pereira e Roberta Mantovani. 

Mais informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site www.arenaantp.com.br. 

Sair da versão mobile