Nossa Cidade
Emdec presta apoio à 1ª Meia Maratona Live Run XP Campinas
No próximo domingo, 9 de outubro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoverá uma operação especial de trânsito e transporte para viabilizar a realização da 1ª Meia Maratona Live Run XP Campinas. O evento terá provas de 5, 10 e 21 km, com largada às 7h da Praça Arautos da Paz e chegada no mesmo ponto de partida, por volta das 10h.
As ações da Emdec começam na madrugada de domingo, com reserva de vagas na faixa direita da Rua Vital Brasil, no trecho entre a Avenida Dr. Heitor Penteado e a Rua Arlindo Carpino. A medida coíbe o estacionamento para garantir fluidez ao tráfego de veículos.
A partir das 6h30, todos os bloqueios de vias serão executados pelos agentes da Mobilidade Urbana. Na pista externa da Avenida Dr. Heitor Penteado e em todo o trecho da prova de 21 km, a circulação será compartilhada entre os atletas e os veículos.
Haverá pontos com bloqueios totais para passagem dos atletas nas vias Rosa Belotto Grande, entre a Avenida José de Souza Campos e a Rua Araguaçu; Pompéia, entre o acesso da Rua Eduardo Nogueira e a Rua Leonardo Da Vinci; Vital Brasil, entre as vias Leonardo Da Vinci e Arlindo Carpino e, também, entre as vias Dr. Heitor Penteado e Arlindo Carpino.
Também serão instalados bloqueios na Avenida Dr. Heitor Penteado, entre a Praça Arautos da Paz e a Avenida Barão de Itapura; e entre o 4º Distrito Policial e a Rua Armando Sales de Oliveira, assim como já ocorre aos domingos na “Operação Lagoa”.
Serão diversos outros locais com bloqueios parciais e compartilhamento da via. Ao todo, 42 pontos terão o trânsito operacionalizado pelos agentes da Emdec e em outros seis pontos haverá orientações focadas nos usuários e motoristas do transporte público coletivo quanto aos desvios necessários. O
Os itinerários das linhas 260, 355, 359, 380 e 381, que circulam na região, sofrerão impactos temporários.
Serão cerca de 50 agentes da Mobilidade Urbana diretamente envolvidos na operação, realizando bloqueios, monitorando o trânsito, orientando motoristas e usuários do transporte público coletivo. Equipes semafóricas e operadores da Divisão de Controle Operacional prestam apoio remoto ao evento. A Emdec implantou faixas informativas para orientar motoristas, pedestres e ciclistas nas vias do percurso.
Trajetos
Nas provas de 5, 10 e 21 km, os atletas seguem da Praça Arauto da Paz pela pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado e acessam a pista externa da via na altura da Avenida Barão de Itapura, no contrafluxo, compartilhando a circulação com os condutores.
Na prova de 5 km, os atletas prosseguem deste ponto até o portão 5 da Lagoa do Taquaral (“Balão do Amarelinho”) e retornam à Praça Arautos da Paz pela pista interna da Heitor Penteado.
Na prova de 10 km, depois de acessar a pista externa da Avenida Dr. Heitor Penteado, os atletas prosseguem até a rotatória do 4º Distrito Policial, retornando pela pista interna da avenida até a Praça Arautos da Paz.
Já no percurso de 21 km, depois de passar pela rotatória do 4º Distrito Policial, os atletas retornam pela pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado e acessam a pista externa da via na altura da Avenida Dr. Armando Salles de Oliveira. Na sequência, o trajeto segue pelas vias Duarte Coelho, Júlio Prestes, José de Souza Campos (Taquaral – Guarani), retornando no contrafluxo pela Rua Engenheiro Carlos Stevenson, José de Souza Campos (Guarani – Taquaral), Rosa Belloto Grande, Araguaçu, Cônego Pedro Bonhomme, Eduardo Nogueira, Professor Alexandre Chiarini, Engenheiro José Francisco Bento Homem de Mello e Dr. Antônio Duarte da Conceição.
Ainda nesse percurso, os atletas cumprem retorno da altura da Rua Amélia Benedita Lemos do Valle e seguem pelas vias Dr. Antônio Duarte da Conceição, Engenheiro José Francisco Bento Homem de Mello, Professor Alexandre Chiarini, Eduardo Nogueira, Cônego Pedro Bonhomme, Pompéia, Leonardo da Vinci e Vital Brasil. A partir da Rua Arlindo Carpino, seguem pela Rua Vital Brasil no contrafluxo, acessando a pista interna da via na altura do “Balão do Amarelinho” e retornando ao ponto inicial.
A organização estima que cerca de 2,5 mil atletas participem da corrida.