Nossa Cidade
Emdec realiza atividade educativa com pedestres na Ruy Rodriguez
Nesta sexta-feira, dia 12 de maio, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza a atividade educativa para o pedestre “A Vida Pede Passagem”, estendendo um tapete vermelho no cruzamento das avenidas Ruy Rodriguez e Sinimbú. A ação, que faz parte do Maio Amarelo, acontece das 11h30 às 13h30, em frente à Escola Estadual Prof. Benevenuto Torres.
Uma equipe de Educação para a Mobilidade da Emdec convidará os pedestres no local, em especial, os estudantes da escola, a atravessarem o cruzamento na faixa de pedestres, em um tapete vermelho, coroados como reis e rainhas. O objetivo da dinâmica é orientar os pedestres, de forma divertida, sobre os cuidados necessários no momento da travessia, além de alertar os condutores de veículos que passam pelo local sobre a atenção e o respeito ao pedestre.
A Avenida Ruy Rodriguez está entre as cinco vias urbanas mais perigosas de Campinas, de acordo com o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2022. O documento foi divulgado pela Emdec durante evento de lançamento do Maio Amarelo, na Prefeitura Municipal, no dia 4 de maio.
Ainda segundo o documento, um pedestre perde a vida a cada sete dias em Campinas, de acordo com os números de 2022.
A ação “A Vida Pede Passagem” também acontecerá nos dias 19, 24 e 29 de maio, em outros pontos da cidade onde foram registrados altos índices de acidentalidade. No dia 19, ela será realizada na Av. John Boyd Dunlop (JBD), em frente ao Campus II da PUC-Campinas, das 7h às 9h. No dia 24, das 11h às 13h, será no cruzamento das avenidas Dr. Moraes Salles e Francisco Glicério. Já no dia 29, o cruzamento das avenidas JBD e Ibirapuera recebe a dinâmica.
Crianças são orientadas em ação na Lagoa do Taquaral
Nesta semana, entre os dias 8 e 12 de maio, também acontece o evento “Na Pista Certa”, realizado em parceria com a Fundación Mapfre. Em cidade cenográfica criada no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), a ação deve receber cerca de 800 estudantes da Educação Infantil, de oito escolas. Nela, as crianças podem aprender sobre mobilidade urbana de maneira lúdica.
Iniciativas fazem parte do Maio Amarelo
Ambas as ações integram a programação do Maio Amarelo, movimento intersetorial que alerta sobre os índices de mortos e feridos no trânsito, buscando a mobilização da sociedade para uma cultura de segurança viária. Mais informações sobre o movimento e a programação completa estão disponíveis no hotsite do Maio Amarelo: www.emdec.com.br/maioamarelo.