Connect with us

Nossa Cidade

Emdec realiza operação especial de trânsito para a Prova Tiradentes de Ciclismo

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou uma operação especial de trânsito para a realização da tradicional Prova Tiradentes de Ciclismo. Promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, o evento será neste domingo, 21 de abril, Dia de Tiradentes. O percurso, de 5,5 km, usará como base o traçado da avenida José de Sousa Campos (Norte-Sul). A largada será na altura do número 1.600 (em frente à antiga AR 2), às 7h. A chegada acontecerá neste mesmo ponto.

 

Na madrugada do domingo (21/4), serão executadas as reservas de vagas para garantir a concentração dos competidores. Haverá a distribuição da sinalização em todo o trajeto da corrida de acordo com as necessidades operacionais de bloqueio total, parcial ou que permita o compartilhamento da via.

 

As largadas e o trajeto

Às 7h será dada a largada da 1ª Bateria da prova – serão 3 baterias. As 2ª e 3ª baterias largarão às 8h30 e 10h respectivamente.

 

A cada largada, a corrida prosseguirá pela avenida Norte-Sul (sentido Guarani –Taquaral) até a rua Thomas Alva Edson no final do ponto conhecido como ferradura. Lá, será feito o retorno para a Norte-Sul (Taquaral – Guarani) até o acesso, pela rua Eng. Carlos Stevenson (contrafluxo), para a Norte-Sul (Guarani – Taquaral) até o ponto de chegada. O percurso será o mesmo para todas as baterias.

 

O trajeto pela avenida José de Sousa Campos será compartilhado entre os ciclistas e os motoristas, com separação dos fluxos por cones. Serão destinadas duas faixas da via para os competidores e uma faixa para veículos.

 

Bloqueios

Às 5h a Norte-Sul será bloqueada entre as ruas Nuporanga e Dr. José Ferreira de Camargo, para montagem do pórtico de largada, este trecho ficará interditado totalmente até o final do evento previsto para 12 horas. A concentração dos participantes começa às 6h.

 

A partir das 6h30 serão instalados os pontos de bloqueio, nos acessos existentes ao longo de toda extensão da Norte-Sul. A rua Eng. Carlos Stevenson também será bloqueada no sentido bairro – Centro e entre os dois sentidos da via Norte-Sul.

 

As equipes da Emdec atuarão, sempre que necessário, realizando bloqueios momentâneos nos cruzamentos do trajeto. Essas interrupções eventuais e intermitentes ajudam a monitorar o trânsito; e permitem a orientação dos motoristas, ciclistas, pedestres e operadores do sistema de transporte coletivo buscando impactos mínimos na circulação.

 

Serão 14 pontos de operação com a presença de profissionais da Emdec. No entorno do circuito vários desvios serão sinalizados, para evitar que os motoristas cheguem próximos ao circuito das provas e possam fazer um retorno.

 

Haverá atenção especial no entroncamento das avenidas Norte-Sul com Orosimbo Maia. Lá, os agentes da Emdec vão executar uma operação de trânsito seletiva, quando o cruzamento da via pelos veículos ocorre conforme o espaçamento entre os atletas, garantindo o momento da transposição com segurança, para motoristas e atletas.

 

A Emdec recomenda aos motoristas que evitem circular pela região, no período de duração do evento.

 

Transporte coletivo

No cruzamento da Norte-Sul com a rua dos Alecrins, sentido Taquaral – Guarani, a linha 381 (Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi) poderá realizar um desvio, para a transposição do circuito da prova. Eventualmente, o mesmo acontecerá no cruzamento da Carlos Stevenson, no sentido Guarani – Taquaral, com as linhas 211 (Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi), 368 (Jardim Itatiaia) e 383 (Leroy Merlin Via Planalto). Não há previsão de impacto em pontos de parada.

 

Pelo menos 22 profissionais da Emdec atuarão na operação, entre agentes da Mobilidade Urbana, equipes semafóricas e operadores da Central de Monitoramento de Operações, que prestarão apoio remoto ao evento.

 

Para tirar dúvidas sobre circulação ou em emergências no trânsito, a população conta com o Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118. O acesso pode ser feito pelo aplicativo que está disponível gratuitamente como “Emdec” nas versões Android e iOS (Google Play e App Store); pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site www.emdec.com.br. Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta. A população pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910, número usado também para ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente.

Sair da versão mobile