Nossa Cidade
Emdec realiza operação especial de trânsito para Corrida Regatas Run 2024
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou uma operação especial de trânsito e transporte coletivo para a realização da Corrida Regatas Run 2024. Evento acontece no próximo domingo, 26 de maio, no Cambuí. Largada e chegada acontecerão no cruzamento das ruas Dr. Guilherme da Silva e Maria Monteiro. A partida será às 8h. Haverá pontos com bloqueios totais, mas, na maior parte do percurso, haverá compartilhamento das vias entre veículos e atletas.
Agentes da Mobilidade Urbana atuarão para promover a segurança dos participantes; e minimizar os impactos no trânsito. A operação especial tem início na madrugada do sábado, dia 25 de maio, para a reserva de vagas na rua Dr. Guilherme da Silva.
Às 15h do sábado, haverá o bloqueio total da Guilherme da Silva, entre as ruas Maria Monteiro e Cel. Quirino para a montagem do pórtico e estruturas necessárias para a corrida; este trecho permanecerá bloqueado até domingo às 12h.
Na madrugada do domingo, a reserva de vagas será feita na rua Maria Monteiro (faixa da direita), entre a rua Carlos Kaysel e a avenida Cel. Silva Telles. Entre 5h e 6h do domingo, 26 de maio, serão executadas as sinalizações com cones nas vias que serão compartilhadas e cavaletes nos pontos de bloqueio.
No total serão 36 pontos operacionalizados pelos profissionais da Emdec. Em grande parte das vias que integram os trajetos, haverá compartilhamento da circulação com a devida canalização do trânsito. Os agentes permanecerão nos seus respectivos pontos, acompanhando a evolução do evento até o final, executando as intervenções necessárias.
Para viabilizar a passagem dos atletas, haverá trechos com bloqueios momentâneos e intermitentes em diversos pontos do trajeto. Os pontos com bloqueio total funcionarão para a passagem dos atletas, podendo ser flexionados em determinados momentos. Confira os pontos com bloqueio total ao longo do trajeto:
– Rua Maria Monteiro, entre as ruas Guilherme da Silva e Carlos Guimarães;
– Carlos Guimarães, entre Maria Monteiro e avenida Orosimbo Maia;
– Cel. Francisco Andrade Coutinho e Gal. Osório, entre avenida José de Souza
Campos (Norte-Sul) e rua Maria Monteiro;
– Maria Monteiro, entre Gal. Osório e Guilherme da Silva.
Na avenida Orosimbo Maia, entre Carlos Guimarães e José de Souza Campos (Norte-Sul), a via será compartilhada, com corredores na faixa da direita e veículos na esquerda. Da mesma forma será na Norte-Sul, entre a avenida Orosimbo Maia e rua Cel. Francisco Andrade Coutinho.
A Emdec instalou oito faixas informando motoristas e ciclistas sobre a ocupação do evento nas principais vias do trajeto. Em pontos estratégicos, elas orientam a população sobre as vias bloqueadas e as com trânsito compartilhado. Os agentes acompanham a evolução dos atletas até o final da corrida, realizando intervenções temporárias para passagem do transporte coletivo, automóveis e travessia de pedestres, sempre que necessário.
Serão pelo menos 45 profissionais atuando para promover a fluidez e a segurança nas vias impactadas pelo evento; e orientar motoristas e operadores do transporte público coletivo sobre as rotas de desvio. Além de agentes da Mobilidade Urbana presentes nos pontos mais sensíveis do trajeto, equipes semafóricas e operadores da Central de Monitoramento de Operações, prestarão apoio remoto ao evento.
Transporte coletivo
Linhas do transporte público coletivo serão impactadas, temporariamente, pelo evento. As linhas que em algum ponto sofrerão desvios serão: 211; 271; 381; 382; 383 e 386. Os usuários serão orientados, nos pontos desativados, para que se desloquem aos mais próximos.
Trajeto
Na corrida de 6 km, os corredores partem do ponto de concentração prosseguindo pelas ruas Maria Monteiro e Dr. Carlos Guimarães até a avenida Orosimbo Maia para chegar à Norte-Sul e seguir até a rua Cel. Francisco Andrade Coutinho. Na sequência, o trajeto segue pela General Osório e faz a reta final pela Maria Monteiro.
A caminhada de 3 km faz um recorte no trajeto da corrida. Na Norte-Sul os participantes da atividade, na altura da rua Américo Brasiliense, seguirão por ela até a Maria Monteiro para percorrerem o final do trajeto.