Nossa Cidade
Emdec recupera 285 placas no 1º trimestre deste ano
A frente de recuperação de placas de sinalização realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) alcançou 285 unidades entre os meses de janeiro e março de 2024. Ao longo de 2023, foram recuperadas 1.578 unidades.
O trabalho de recuperação de placas de advertência e regulamentação danificadas para posterior reimplantação é realizado na oficina da Emdec, localizada na rua José Cruz Ferreira Jorge. A área também realiza a recomposição de colunas danificadas, os chamados PP’s (postes próprios).
São revitalizadas placas retiradas das ruas, que apresentam deterioração por ação do tempo, por choque e acidente ou que foram vandalizadas. Após o processo de recuperação, elas são reimplantadas nas vias.
“Este trabalho tem um importante viés sustentável, já que abrange a reutilização de materiais e resulta em economia com a compra de novos itens, ou seja, envolve a gestão responsável dos recursos públicos”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
O processo é constituído pelas seguintes etapas: as placas são desmontadas, desamassadas, lixadas, pintadas e adesivadas. A recuperação inclui o corte das chapas de alumínio ou metal, remoção da película existente e repintura, até a montagem e adesivação manual. Todo o processo é apoiado por maquinário específico, como prensa, guilhotina e cabine de pintura.
No local, também ocorre a recuperação de cavaletes. Ao longo de 2023, foram recuperados 866 cavaletes e entre janeiro e março deste ano, foram 150 cavaletes revitalizados.