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Emdec redistribui linhas nas novas paradas da Campos Sales
O atendimento das linhas que realizam embarque e desembarque no trecho da avenida Dr. Campos Sales, que passa por requalificação, será redistribuído pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) a partir deste sábado, 3 de fevereiro. A avenida recebeu seis novos pontos de parada padrão "Glicério", com 16 abrigos no total, no trecho entre as vias Onze de Agosto e a José Paulino. O embarque e desembarque é realizado à esquerda da via.
Os abrigos estão recebendo comunicação visual para identificação das linhas. E a faixa exclusiva de ônibus terá pavimento rígido (de concreto), sendo que alguns trechos já foram finalizados.
Segue a redistribuição do atendimento das linhas nos pontos de parada, válida a partir de sábado, dia 3 de fevereiro:
– Entre a Onze de Agosto e a Saldanha Marinho: 140, 141, 142, 162, 408 e 408.1.
– Entre a Saldanha Marinho e a Visconde do Rio Branco: 251, 252, 254, 261 e 263.
– Entre a Visconde do Rio Branco e a Senador Saraiva: 260, 317, 331, 332 e 371.
– Entre a Senador Saraiva e a Álvares Machado: 255, 265, 353, 408 e 408.1
– Entre a Álvares Machado e a Ernesto Khulmann: 251, 252, 254, 261 e 263.
– Entre a Ernesto Khulmann e a José Paulino: 260, 317, 331, 332 e 371.
As linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 162 (Jardim Paulicéia) passaram a atender ao ponto da Campos Sales no último dia 26 de janeiro.
A Emdec orientou os operadores sobre as alterações e cartazes foram distribuídos nas linhas impactadas. Além disso, nos três primeiros dias, agentes da mobilidade urbana estarão posicionados nos pontos de parada para orientar os usuários.
Mapa da redistribuição das linhas
Andamento das obras
Os trabalhos de requalificação da avenida Campos Sales foram retomados totalmente no dia 8 de janeiro. A obra da Campos Sales estava prevista para durar 12 meses, conforme anunciado em janeiro do ano passado. Considerando que a obra iniciou em 26 de janeiro de 2023 e ficou interrompida por cerca de 23 dias, no final do ano, a pedido da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), ainda está dentro do cronograma previsto.
Deve-se considerar também o alto volume de chuvas nesse período. Ainda assim, as obras de revitalização estão em fase final. Nesta semana, a previsão é que toda a sinalização horizontal e vertical seja finalizada, além da sinalização da ciclofaixa. Após o término desse serviço, faltarão apenas a instalação do mobiliário e o paisagismo.
Viva Campos Sales
Com 920 metros de extensão, a avenida Campos Sales liga a avenida Francisco Glicério ao Pátio Ferroviário. O Projeto “Viva Campos Sales” foi lançado em dezembro de 2021 e prevê uma série de mudanças na via, que buscam priorizar a mobilidade ativa e sustentável, a acessibilidade e a segurança na via. A proposta integra o Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC) e de Resgate de Espaços Públicos.
As obras têm investimento de R$ 36 milhões, sendo R$ 6 milhões de recursos municipais, R$ 14 milhões da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) e R$ 16 milhões da CPFL Paulista.
O projeto é conduzido pela Emdec, em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Urbanismo, Finanças, Infraestrutura, Trabalho e Renda e Assistência Social. Envolve ainda a Setec, a CIMCamp, a IMA, a Sanasa, além dos parceiros privados CPFL, Telcomp, Acic e Comgás.
Modernizações na avenida
Ao final das obras, a avenida terá mais mobilidade: ampliação dos passeios; faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos; baias de estacionamento; requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas. Também terá mais segurança com nova iluminação pública e de monumentos; nova sinalização semafórica; mais câmeras de monitoramento e a velocidade máxima permitida mantida em 40 km/h. As áreas para mobilidade ativa (pedestres e ciclistas) e paisagismo e mobiliário, serão ampliadas em 50% e as vagas de estacionamento em 107%.