Connect with us

Nossa Cidade

Emdec simula emergência com incêndio, evacuação, salvamento e resgate durante a 30ª Sipat

Alarme de incêndio disparado, evacuação de dois prédios da administração, simulação de desmaio de funcionário por inalação de fumaça, resgate da vítima para longe do fogo, fechamento da rua no entorno da sede por agentes para chegada e intervenção do Corpo de Bombeiros foram alguns dos componentes presentes na jornada dos funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Durante a simulação, brigadistas começaram a agir, estendendo mangueiras de combate ao incêndio fictício e produzindo o ambiente para a evacuação dos prédios.  

Sexta-feira, 27 de outubro. Foi o último dia da 30ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Os funcionários, cerca de 300, saíram de suas salas. O evento foi um simulado de evacuação de emergência. A operação simulou uma situação de propagação de fogo em região onde estão situados dois prédios na sede da empresa. 

A operação de treinamento esteve sob o comando interno da equipe de Segurança Patrimonial e Manutenção. Houve a participação de cerca de 20 brigadistas da área onde foi vivenciada a ação. No total, a Emdec tem em seu quadro de funcionários 86 brigadistas para ajudar em situações como esta.  

O objetivo foi capacitar, na prática, membros das equipes de Segurança e Medicina do Trabalho; brigadistas e colaboradores para a ocorrência de situações reais que demandem a evacuação de prédios. O simulado viabiliza ajustes nos protocolos seguidos pela empresa nestas situações.    

A participação do Corpo de Bombeiros envolveu duas viaturas, sendo uma com a equipe de Resgate, formada pelo Sargento Pelin, Cabo Carvalho, Cabo Pastore, Soldado Salvador, Soldado Garbi e Soldado Cassiano.    

A evacuação total dos prédios foi realizada em 6,50 (seis minutos e meio), recorde na evacuação em testes realizados pela Emdec, que era de 7,02 minutos registrados na última simulação, em 2019. Esta foi a quarta operação desta natureza realizada pela Emdec.    

Dentro do evento de enfrentamento do fogo, houve a simulação do resgate de uma vítima, retirada da área em chamas pela janela, procedimento comandado pelas equipes da Emdec. O atendimento da vítima foi realizado pelos profissionais do Resgate, de acordo com os protocolos adotados em situações reais.   

A evacuação do prédio foi realizada pelos brigadistas, que checaram todos os departamentos e conduziram os colaboradores em direção à quadra, determinada previamente como ponto de segurança.  

30ª Sipat 

O simulado de incêndio e evacuação de emergência integra a programação da 30ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro. A Sipat é coordenada pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).   

A 30ª Sipat foi composta por palestras dirigidas aos funcionários da empresa, que abordam temas como primeiros socorros, prevenção de acidentes, educação financeira, saúde e direção defensiva.

Sair da versão mobile