Connect with us

Nossa Cidade

Emdec vai monitorar o trânsito nas vias próximas aos desfiles dos blocos de Carnaval

Os foliões esquentam os tamborins neste fim de semana e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estará presente nas ruas para garantir a segurança e a fluidez viárias. Para isso, uma operação de pré-Carnaval foi montada para sábado e domingo, dias 3 e 4 de fevereiro, com a realização de bloqueios e a atuação de cerca de 40 agentes da mobilidade urbana.

 

Nos blocos com percurso, agentes da mobilidade urbana liberarão os cruzamentos à medida que os foliões passarem pelas vias.

 

Confira a operação

 

No sábado, dia 3, seis eventos acontecem de forma fixa, sem percurso. Entre eles, três são em praças e erão apenas monitoramento. São eles: o Carnaval do Bom Amigo, na praça Roma Palazzio Brásio, das 14h às 20h, na Vila Aurocan; o 6º CarnaAfro Campinas, das 9h às 14h, na praça Rui Barbosa; e o Cordão da Ruidosa, das 11h às 18h, na praça Carlos Gomes, ambos no Centro.

 

O Bloco Z, que acontece das 17h30 às 20h, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, também ocupa somente o espaço onde as ruas Inês de Castro e Teófilo Braga se encontram.

 

Já os outros dois blocos fixos contarão com bloqueios nos trechos onde serão realizados. No Centro, o Bloco Rua, na praça Bento Quirino, das 11h às 18h, conta com bloqueio da avenida Dr. Thomaz Alvez, no trecho entre as ruas Dr. Quirino e Barão de Jaguara. Se necessário, a rua Dr. Quirino será bloqueada.

 

Na Vila Georgina, para o evento da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes/Paróquia Santa Luzia, em frente à igreja, a Emdec realizará duas intervenções a partir das 9h, na rua Francisco de Campos Abreu: um pré-bloqueio no cruzamento com a rua Armando de Miranda Gomes, e o bloqueio da via entre a rua Cosme Pelegrini e a altura do número 233.

 

Ainda no sábado, dois eventos terão trajeto percorrido por foliões. O bloco de Afoxé Ylê Ogum, na Vila Georgina, terá concentração às 13h e desfile até as 20h, partindo da rua Synira de Arruda Valente, nº 1.400. Segue pelas ruas Wilson da Cruz, Custódio Teixeira (à esquerda), cruza a av. Jorge Tibiriçá, continua pela Custódio Teixeira, até a altura da Praça Pedro Henrique Braga. Chegando ao local, os foliões permanecem até o final do bloco, sendo necessário o bloqueio da rua Custodio Teixeira, entre a Av. Jorge Tibiriçá e a rua José Gabeta. A rua Wanderlei da Costa Camargo também será bloqueada, entre a rua Custodio Teixeira e a Av. Jorge Tibiriçá.

 

Em Sousas, o bloco Unidos do Candinho terá concentração às 13h, na Rua Helena Fabrini, na sede do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Segue pela rua Antônio Prado (à esquerda), cruza com a av. Mario Garnero, continua pela av. Isabelita Vieira e rua Monsenhor Dr. Emílio José Salim, com parada final na praça Beira Rio.

 

Monitoramento segue no domingo

 

O Bloco do Bob será realizado no Cambuí, das 16h às 19h30, com desfile de cachorros partindo do Largo Santa Cruz (praça XV de Novembro), com trajeto pela rua Irmãos Bierrenbach, av. Júlio de Mesquita, com parada final no Centro de Convivência (praça Imprensa Fluminense).

 

Na Vila Industrial, o Bloco Nem Sangue Nem Areia acontece das 12h às 20h, com concentração na praça Corrêa de Lemos e rua São Carlos, entre as ruas Francisco Teodoro e Dr. Salles Oliveira. Segue pelas ruas Francisco Teodoro (à esquerda), Antônio Manoel (à esquerda), Salles Oliveira (à esquerda) e vira à esquerda na rua São Carlos. O bloco retorna à praça Corrêa de Lemos e rua São Carlos, permanecendo até o final do evento.

 

Na Vila Padre Anchieta, das 14h30 às 22h, os foliões acompanham a escola de Samba Leões da Vila Padre Anchieta. A concentração ocorre na Rua São Cirilo, nº 55 (lateral da praça Integração), e segue até a altura no nº 576, com parada final entre as ruas Papa São Sérgio I, esquina com a Rua São Cirilo, permanecendo no local.

 

Na Vila União, o bloco Demorou Mas Chegou Quebrada da Vila União desfila das 10h às 14h, com concentração na rua Paulo Viana Souza, próximo ao cruzamento com a rua Odete de Freitas Muraiama, seguindo até a altura do cruzamento com a rua Antônio Moisés Sauá. De lá, retornam ao mesmo local da concentração.

 

Em Sousas, o bloco Vai Quem Quer desfila das 15h às 19h, com concentração na Rua 13 de Maio, próximo à esquina com a rua Carlos Giometti. Segue pela via Maneco Rosa (praça São Sebastião), Praça Beira Rio, até a Subprefeitura de Sousas, onde haverá a parada final, permanecendo no local.

 

Já em Barão Geraldo, o Berra Vaca terá concentração na rua Júlia Leite de Barros, esquina com a Rua Eduardo Modesto, e seguirá até a avenida Santa Isabel, virando na rua Lucinda Carvalho Marquês. O desfile acontece das 18h às 22h. Haverá reserva de vagas na rua Luiz Vicentin Sobrinho (ambos os lados), entre as ruas Vitório Ferrari e Júlia Leite de Barros.

 

E o Cordão do Félix acontece em Nova Campinas, de forma fixa, das 12h às 18h, na praça Adelino Fernandes Serra, entre as ruas Dr. José Ferreira Camargo, Augusto Cesar de Andrade e Teodoro Oliva.

 

Terminais Central e Barão Geraldo terão frota reserva

 

Em função dos eventos pela cidade, haverá frota reserva de ônibus nos terminais Central e Barão Geraldo, nos horários de maior demanda. Os veículos são incorporados às linhas municipais, conforme a necessidade. No sábado, serão quatro veículos convencionais em reserva no Terminal Central. Já no domingo, haverá seis veículos no Terminal Central e quatro no Terminal Barão Geraldo.

 

Sair da versão mobile