Connect with us

Nossa Cidade

Encerramento das atividades da 1ª Semana do Bebê de Campinas será neste sábado, 21 de outubro

A 1ª Semana do Bebê de Campinas, estratégia de mobilização social pela primeira infância, é resultado de um trabalho conjunto entre poder público e sociedade civil. Realizada pela Prefeitura, por meio do comitê do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), Fundação FEAC e outros parceiros, a programação que será encerrada na manhã deste sábado, 21 de outubro, tem como foco as famílias que utilizam os serviços da região norte do município.

As ações foram preparadas por um grupo de trabalho multidisciplinar que atua na região norte da cidade para promover ações que atendam às necessidades e à realidade desse território com um olhar para a primeira infância.

As equipes que trabalham nessas unidades irão receber os participantes, com atividades educativas, culturais e recreativas preparadas especialmente para as famílias. Haverá contação de histórias, brinquedos infláveis, apresentação teatral e muita informação. As mães e os pais poderão visitar os estandes para receber orientações sobre amamentação, vacinação, benefícios socioassistenciais aos quais as famílias e bebês têm direito, entre outras informações.

O coordenador do comitê do PIC, Thiago Ferrari, destacou a importância das ações durante a 1ª Semana do Bebê de Campinas para a política pública da primeira infância. “Esse trabalho que foi construído no território mostra a importância da integração de diferentes áreas da administração pública envolvendo diversos setores da sociedade, nesse caso representada pela Fundação Feac, para a construção de política pública intersetorial tendo em vista o pleno desenvolvimento da criança”, disse.

Seminário

Na última quarta-feira, dia 18 de outubro, o seminário “Olhando para os bebês com lentes intersetoriais: saúde, assistência e educação” reuniu cerca de 80 profissionais do poder público e de organizações sociais de diferentes áreas de atuação para construir, de forma intersetorial, propostas que contribuam para o desenvolvimento infantil. O encontro contou com a participação de profissionais que são referência na primeira infância, fase que começa na gestação do bebê e segue até os seis anos de idade.

Entre os palestrantes esteve a mestre e doutora em Serviço Social, Jane Valente. Atualmente pesquisadora colaboradora no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Unicamp, a assistente social vê o seminário como uma estratégia de mobilização social para fortalecer as políticas públicas municipais.

“Estar junto com profissionais da saúde, educação, assistência social tanto do poder público como da sociedade civil é imprescindível na construção de propostas democráticas. Essa temática tem trazido importantes interlocutores do município que já desenvolvem ações que poderão ser fortalecidas na conjunção desses esforços no melhor interesse da criança. É uma grande estratégia de mobilização social que contribui para as ações intersetoriais de cuidado, promoção e prevenção à criança”, expôs.

O superintendente da Fundação Feac, Jair Resende, reforçou a importância da parceria entre diferentes órgãos para a realização da 1ª Semana do Bebê em Campinas. “No município de Campinas essa estratégia nasceu com a parceria da Prefeitura via PIC, secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de empresas e outros institutos parceiros, rede de profissionais e organizações sociais. Nossa esperança é que as próximas edições possam ser expandidas para outros territórios da cidade e, quem sabe, no futuro próximo, para toda a região metropolitana de Campinas, tornando o desenvolvimento infantil, nos primeiros seis anos de vida da criança, prioridade absoluta na agenda dos municípios brasileiros.”

Serviço:

Data: 21 de outubro (sábado)

Horário: 9h às 12h

Local 1: Centro Promocional Tia Ileide (CPTI)

Endereço: rua Vladimir Pinto, 251 – Chácara Boa Vista

Atividades: orientações sobre amamentação e benefícios socioassistenciais; vacinação; tenda literária; brinquedos infláveis; apresentação do espetáculo Psiu, vem brincar!

Local 2: CEU Vila Esperança

Endereço: rua Demerval da S. Pereira, s/nº, Vila Esperança

Atividades: orientações sobre amamentação e benefícios socioassistenciais; vacinação; contação de histórias, oficina de barangandam, rodas de música e de conversa; espaço Descobrir Brincando; brinquedos infláveis; apresentação do espetáculo “Amor, Fraldas e Palhaçadas: Uma Jornada de Car(r)inho para pilotar com o maior cuidado”.

Sair da versão mobile