Nossa Cidade
Encontro de Gestores do Cadastro Único discute melhorias no atendimento
Realizado em Brasília entre os dias 29 e 31 de março, o XV Encontro dos Gestores do Cadastro Único nas Metrópoles teve como foco principal a discussão técnica das ações do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD SUAS). Campinas esteve presente com gestores da Área de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
“O Encontro dos Gestores do Cadastro Único nas Metrópoles contribui para o fortalecimento das políticas públicas e na busca por melhorias na qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social”, afirmou a secretária Vandecleya Moro.
O evento contou com a presença da Secretária Nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD), Letícia Bartholo, além de representantes de outras Secretarias e equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A diretora do setor, Gisleide Abreu, e Regina Machado, coordenadora de Transferência de Renda e Cadastro Social, foram participantes do Grupo de Gestores do Cadastro Único nas Metrópoles. Durante o encontro, elas tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências na cidade. Em Campinas, o agendamento é feito por meio de WhatsApp, de modo a eliminar filas e melhorar a organização das demandas.
O objetivo do PROCAD SUAS é fortalecer a capacidade institucional dos municípios, estados e Distrito Federal no atendimento ao público do Cadastro Único. Além disso, o programa busca estimular a atualização e regularização dos registros com inconsistências cadastrais e promover a busca ativa de famílias mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, povos indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade social.
O evento contou com a participação de 17 municípios, incluindo Campinas, Goiânia, Fortaleza, Maceió, Recife, Salvador, São Luís, Belém, Manaus, Belo Horizonte, Guarulhos, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São Paulo, São Bernardo do Campo, Curitiba e Porto Alegre, além do Distrito Federal.