Connect with us

Nossa Cidade

Encontro destaca papel das emendas impositivas em políticas públicas da Saúde

Uma reunião entre integrantes da Secretaria de Saúde de Campinas e vereadores na Prefeitura, na manhã desta terça-feira, 19 de dezembro, destacou o papel das emendas impositivas destinadas pela Casa para as políticas associadas ao SUS Municipal ao longo de 2023.
 
O encontro teve participações do titular da Pasta, Lair Zambon, e do presidente do Legislativo, Luiz Rossini. A secretaria agradeceu à Câmara pelo apoio nos trabalhos.
 
“As emendas impositivas têm importante papel na interface entre o Poder Executivo e a população, por meio do Poder Legislativo, que é canalizador das demandas”, destacou o secretário de Saúde, Lair Zambon.
 
A avaliação foi reiterada por Rossini. "Os vereadores conseguiram identificar com precisão as necessidades das unidades de saúde. As emendas se consolidaram como um importante instrumento de participação popular das indicações sociais dos recursos”, falou. 
 
Também participaram do encontro os parlamentares Paulo Haddad, Cecílio Santos, Guida Calixto e Arnaldo Salvetti, além de assessores dos vereadores Edvaldo Cabelo, Paola Miguel, Jorge Schneider, Jair da Farmácia e Carmo Luiz.
 

Emendas impositivas
 
A Lei Orgânica permite aos vereadores definir emendas individuais no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto de lei orçamentária proposto pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo. Dentro deste total, contudo, metade deve ser voltada para ações e serviços públicos na área da saúde da metrópole.
Sair da versão mobile