Sumaré
Encontro para discutir ações integradas para o atendimento a pessoas em situação de rua acontece nesta quinta-feira, dia 30
Sumaré, 28 de agosto de 2018.
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, convida toda a população de Sumaré, bem como representantes de ONG’s, igrejas de todas as denominações, comerciantes e outros interessados, a participarem do “Encontro de Ações Integradas – População em Situação de Rua”, que discutirá medidas integradas e intersetoriais para o atendimento a pessoas que estão em situação de rua. O encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, às 19 horas, no Centro Pastoral Nossa Senhora Aparecida, localizado à Rua Papa Leão XIII, Vila Santana (atrás do Fórum).
O encontro é uma ação que irá corroborar com a Lei Municipal nº 6.049, sancionada em abril de 2018 pelo prefeito Luiz Dalben e que institui o “Pacto Social para a população em situação de rua”. Além de discutir ações integradas, o encontro terá como objetivo esclarecer dúvidas a respeito do tema, apresentar para a população o trabalho feito pela Prefeitura e organizações da sociedade civil conveniadas, como a Caluz e o Instituto Resgatar, além do próprio CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e também conhecer os trabalhos realizados por outras entidades, grupos religiosos e ativistas da causa.
“Apesar de ser um tema extremamente complexo, percebemos que a cidade está apresentando maturidade para que essa discussão venha à tona. Além da lei sancionada recentemente, há diversos grupos e articulações ao redor do tema na cidade, e o mapeamento dessas ações e entidades contribuirá para que os esforços de todos possam ser somados, amplificando, assim, o êxito das ações”, comentou o secretário municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, Edson Cosme.
“Além de ser o primeiro passo para firmar um projeto conjunto e permanente em nossa cidade, com este encontro também queremos esclarecer para a população quais setores da prefeitura são os responsáveis por essa área da assistência social, bem como também esclarecer a todos os direitos que a população de rua tem. O diálogo aberto só trará ganhos ao nosso Município”, completou.
A Prefeitura de Sumaré possui três tipos de atendimento a essa população, sempre lembrando que o acolhimento é opcional, respeitando sempre o direito de escolha do morador em situação de rua. O CREAS é o responsável por fazer o cadastro, encaminhamentos e por realizar a abordagem social. A Caluz (Caminho e Luz) presta atendimento multidisciplinar ao indivíduo em situação de rua, disponibilizando 20 vagas para o Município. O Instituto Resgatar oferece acolhimento institucional temporário para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social.