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Encontro sobre nova operação do BRT reúne cerca de 50 pessoas no IFSP
A primeira reunião aberta sobre a nova operação do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) reuniu cerca de 50 pessoas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Satélite Íris, nesta quarta-feira, 4 de outubro. Promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp), o encontro detalhou as mudanças no Corredor BRT Campo Grande, que terá três novas linhas a partir do dia 20 de outubro – duas semiexpressas (BRT21 e BRT26) e uma paradora (BRT25).
Até lá, a Emdec e a Setransp promovem a Campanha “Experimenta o BRT”, para esclarecer os benefícios da utilização das linhas BRT – agilidade, previsibilidade, estações mais modernas, conforto e segurança.
Os detalhes da nova operação foram apresentados pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Quero agradecer o prefeito Dário Saadi pela coragem de enfrentar o desafio de tornar realidade a operação do BRT. Quem move o país está dentro dos ônibus. Por isso, melhorar a qualidade do transporte público é nossa prioridade, desde a operação dos ônibus até a melhoria das estruturas de terminais e pontos de ônibus”, disse.
Entre as dúvidas apresentadas pelos participantes durante o encontro: mudanças nas linhas convencionais – 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231, que saem do corredor exclusivo para garantir o desempenho e a agilidade na operação das linhas BRT. Riverete enfatizou que nenhuma linha convencional será retirada com a nova operação.
“Decidimos fazer uma transição harmoniosa para que a população perceba a eficiência e a rapidez do BRT e, assim, decida migrar para as novas linhas”. E destacou outra novidade da operação – o atendimento ao Corredor Central (Rótula) pelas linhas BRT20 e BRT25, dando opção para que os usuários das linhas convencionais façam a integração com as paradoras do BRT nos terminais e sigam até o Corredor Central, com mais rapidez pelas faixas exclusivas.
A integração foi outro ponto questionado pelos participantes. O usuário que migrar para o BRT a partir de uma linha convencional terá garantido o tempo de integração de duas horas, pagando a tarifa ao embarcar na primeira linha. Sobre casos de vandalismo registrados recentemente, foi anunciado que as estações e terminais BRT estão recebendo câmeras de monitoramento para coibir estas ações.
A reunião também teve a participação do vereador Edison Ribeiro; do diretor-geral do IFSP, Eberval Oliveira Castro; dos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, Pedro André dos Santos e Sandra Maria Ferreira da Rocha; além de representantes de associações de moradores da região do Campo Grande. Na fase que tirou as dúvidas dos participantes, também representaram a Emdec o diretor de Planejamento e Projetos, Wilson Folgozi de Brito, e o gerente da Divisão de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir de Sá.
Nova operação do BRT Campo Grande
A partir do dia 20 de outubro, passam a operar o BRT Campo Grande as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26, que têm como destino o Terminal Mercado. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande e atenderá a estação Rossin, PUC/Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária (BRT21). A BRT-26 parte do Terminal Satélite Íris e atenderá as estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária.