Nossa Cidade
Entrega das novas instalações do DAS Sul garante melhorias no SUAS
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, inaugurou nesta sexta-feira, 26 de janeiro, as novas instalações do Distrito de Assistência Social Sul (DAS Sul), na rua Romualdo Andreazzi, 535, Jardim do Trevo. A iniciativa integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.
“Trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade é desafiador. É preciso um espaço digno para os trabalhadores e para os usuários e esse novo equipamento público vem ao encontro das necessidades da população e dos servidores”, afirmou o prefeito.
Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, destacou os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na gestão do prefeito Dário Saadi. “Tivemos a criação do Bem Campinas, voltado a benefícios eventuais, o Renda Campinas, a criação do Cras Laudelina, a implantação do novo Conselho Tutelar e o serviço volante do San Martin. Esse conjunto de medidas evidencia o compromisso em garantir mais acolhimento e desenvolvimento social em nossa cidade”, destacou a secretária.
Com as novas instalações, o DAS Sul passa a dispor de espaço totalmente dedicado ao atendimento da população e à sua gestão interna, com uma sala ampla, que será usada tanto para atividades de formação quanto para reuniões com grande número de pessoas. O novo equipamento público tem uma área total de 700 metros quadrados.
Os distritos de assistência social (DASs) são centros que oferecem serviços públicos municipais de assistência social. São responsáveis pela articulação e integração das ações de assistência social em âmbito local, com o objetivo de atender às necessidades da população em situação de vulnerabilidade.
As principais atribuições dos DASs são formular, implementar, acompanhar e avaliar as políticas e ações de assistência social no território; promover a articulação intersetorial das ações de assistência social com outras políticas públicas; mobilizar e articular a participação da sociedade civil na política de assistência social; monitorar e avaliar a situação social do distrito e prestar serviços de assistência social à população em situação de vulnerabilidade social.
Sobre o DAS Sul
O DAS Sul atende 245 bairros. A região conta com diversas outras políticas públicas integradas com centros de saúde, unidades municipais de ensino infantil, escolas municipais de ensino fundamental e escolas estaduais.
O DAS Sul, juntamente com os CRAS Bandeiras e Campo Belo, desempenha um papel importante na gestão territorial da região Sul, que é caracterizada como um território extenso e com o maior contingente populacional do município de Campinas.
Embora não execute o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o DAS Sul serve como referência para um grande número de pessoas. Em 2023, 2.533 foram atendidas pela equipe da unidade, o que representa uma média mensal de 211 atendimentos, destacando-se o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O DAS Sul também oferece programas de transferência de renda como o Renda Campinas, o Cartão Nutrir e outros benefícios dos governos federal e estadual.
Região Sul
A região Sul de Campinas, atendida pelo DAS Sul, possui grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social. Para atender a essas demandas, a região conta com dois CRAS, um DAS, um CREAS e 20 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 6 a 14 anos, executados por organizações da sociedade civil. Os Cras Campo Belo e Bandeiras são referência de atendimento no território. Essa nova unidade reforça os serviços prestados pela administração municipal na área. Deste ano, desde 10 de janeiro a Prefeitura passou a contar com três conselhos tutelares que atendem a região Sul: o 1, que atende a região do Jardim Proença, o 2, que atende o Jardim Nova Europa, e o 6, que atende as regiões do São José e São Domingos.
Sobre as inaugurações dos 250 anos de Campinas, saiba mais pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.