Connect with us

Nossa Cidade

Entrega de matrículas de imóveis encerra espera de 50 anos no DIC V

A entrega de 492 matrículas de imóveis do Núcleo Residencial do DIC V encerrou uma espera de 50 anos para as famílias do bairro. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou em mãos alguns dos títulos de propriedade durante evento celebrado na organização ANA Brasil, no DIC IV. Documentos emitidos pelo Cartório de Registro de Imóveis, as matrículas tornam os moradores oficialmente proprietários do imóvel, com segurança jurídica para fazer melhorias, transferir ou vender. 

A cerimônia marcou a última fase da regularização fundiária do DIC V. No total, foram entregues 2.134 matrículas, todas durante o governo do prefeito Dário Saadi. 

“Nesses últimos anos a cidade de Campinas tem agilizado a regularização fundiária. Às vezes estou em reunião com outros prefeitos e eles falam para mim, ‘prefeito posso ir lá em Campinas na Cohab saber como é que faz a regularização?’. No governo passado do Jonas começou esse processo e agora nesses 3 anos pisamos no acelerador, sem dúvida vai dar tranquilidade para muitas famílias”, disse o prefeito Dário Saadi.

O presidente da Cohab e secretário municipal de Habitação, Arly de Lara Romêo, agradeceu a equipe da Cohab e da Secretaria de Habitação pelo trabalho desenvolvido. “Campinas é referência nacional em regularização fundiária, isso traz dignidade, inclusão social e os moradores passam a ter aquela propriedade legalmente reconhecida pelo poder público”, afirmou.

Moradores do DIC V, Neusa Profírio da Silva e Antônio Pereira da Silva comemoraram a entrega de sua matrícula. “É muito gratificante estar agora com a escritura da minha casa em mãos, sinto um alívio grande. Estamos muito felizes, queremos agradecer ao prefeito”, disse Neusa.

O DIC 5 começou a ser habitado na década de 1.970 e na seguinte, nos anos de 1.980, a Cohab Campinas iniciou o projeto de loteamento e arruamento da área para atender a demanda das famílias que estavam se mudando para o Distrito Industrial de Campinas. 

O processo de regularização fundiária do núcleo contemplou a realização de toda a infraestrutura essencial. O bairro já tem rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, rede de energia elétrica, pavimentação e recebeu melhorias em iluminação pública.

Desde 2021, Campinas já promoveu a regularização fundiária de 6.622 imóveis. Outras 1.781 matrículas já estão nos cartórios de registro de imóveis e aguardam liberação.

Sair da versão mobile