Nossa Cidade
Entrega de Medalhas da Defesa Civil de Campinas homenageia autoridades e servidores
A Medalha da Defesa Civil do Município de Campinas foi entregue a oito pessoas na tarde desta quarta-feira, 6 de dezembro. Os homenageados são pessoas que contribuíram de forma relevante com as ações do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. A condecoração é realizada anualmente e foi instituída por decreto de 2012.
Um dos homenageados foi o Cel. Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, que veio pessoalmente a Campinas para receber a honraria. Morador de Campinas, na infância, dos 2 aos 12 anos, o Pereira estudou na Escola Estadual Carlos Gomes, que fica ao lado da Prefeitura e destacou que voltar à cidade sempre lhe traz memórias afetivas.
"A alegria é maior ainda por estar presente no evento da Defesa Civil de Campinas que inspirou a do estado. Hoje temos um programa de aparelhamento que nasceu aqui. A Defesa Civil é um órgão que foi criado para ajudar as pessoas e é isso que a gente faz. É um serviço de utilidade pública, de governo, em que podemos minimizar o sofrimento e ajudar diretamente a população", afirmou.
Da Pasta responsável pelo Departamento de Defesa Civil, o secretário municipal de Governo, Michel Abrão, representou o prefeito na solenidade. O secretário frisou que a Defesa Civil de Campinas é reconhecida em âmbito nacional e internacional, sendo o primeiro centro de resiliência do Brasil.
"A Medalha é uma forma de agradecimento às pessoas que auxiliam a Defesa Civil. Muitas pessoas não sabem, mas a Defesa Civil também faz um trabalho de prevenção, que preserva vidas", destacou o secretário.
Para o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, "a Medalha é um reconhecimento das ações prestadas pelos parceiros da Defesa Civil".
Homenageados destacam importância da honraria
Parceiro da Defesa Civil de Campinas em ações de emergência e nas operações Verão e Estiagem, o Cel. PM Victor Freitas de Carvalho, subcomandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, disse que se sente muito honrado com a medalha. "Conheço a história da Defesa Civil e sei da seriedade do trabalho. Acompanhei as realizações, não só nos momentos de crise, mas na preparação e diminuição de risco e na articulação na busca por recursos", afirmou.
Entre os agraciados com a Medalha estão Jorge Luiz Florêncio, representante da comunidade e técnico em Segurança do Trabalho na Unicamp. Luiz atuou como voluntário da Defesa Civil em treinamentos comunitários de 1983 a 2014 e foi um dos pioneiros na criação de um núcleo de Defesa Civil em Campinas.
"Nosso trabalho começou visando a administração da solidariedade humana. Na época, tínhamos muitas regiões de alto risco e começamos a trabalhar em uma das mais difíceis que era a favela da Vila Brandina, lá criamos um núcleo de Defesa Civil que foi o primeiro grupo instituído em uma favela no mundo. A partir daí começamos a fazer treinamentos para que as pessoas aprendessem a conviver e administrar soluções para conter os riscos e o poder público começou a atuar junto", contou. Das 36 horas que passava na Unicamp, Luiz relembrou que outras 36 eram dedicadas, voluntariamente, às ações da Defesa Civil.
Servidores
Também foram homenageados os agentes da área operacional da Defesa Civil, Gerson Chagas Rocha; Valdir Aparecido dos Santos; e Tânio Rodrigues Alves.
"Estou quase me aposentando. São 45 anos de serviço na Prefeitura. Tudo que sou hoje devo à Defesa Civil. Agradeço o reconhecimento. Estou muito contente de estar aqui”, disse Gerson. Para Valdir, a satisfação também é muito grande, representa o reconhecimento ao trabalho de prevenção e de socorro à comunidade. “Desde antes de eu entrar na Defesa Civil eu já realizava ações junto a comunidade e agora tenho a oportunidade de fazer isso de forma formal e oficial atuando como agente público da Defesa Civil", destacou. Tânio, que atuou na missão humanitária no Litoral Norte no início do ano, também deixou seu recado: "são quase 20 anos da Defesa Civil e esse é um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos com muito orgulho, trabalhando pela segurança da população de Campinas", finalizou.
Lista de agraciados com a Medalha da Defesa Civil de Campinas (2023)
1 – Jorge Luiz Florêncio, Representante/Comunidade
Técnico em Segurança do Trabalho na Unicamp, atuou como voluntário da Defesa Civil em treinamentos comunitários desde 1983.
2 – Cel. PM Adriano Augusto Leão – Comandante CPI-2 (Comando de Policiamento do Interior 2)
Apoio em operações de emergência.
3 – Cel. PM Victor Freitas De Carvalho, Subcomandante Do Corpo De Bombeiros de SP: apoio em operações de emergência, verão e estiagem; coordenou os trabalhos do corpo de bombeiros em São Sebastião.
4 – Gen. Bda Agnaldo Oliveira Santos – Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército
apoio humanitário e em situações de emergência; fornecimento da ponte de campanha do Exército no Jd. das Bandeiras (fevereiro/2023).
5 – Cel. Henguel Ricardo Pereira – Secretário-Chefe da Casa Militar/Coordenador da Defesa Civil do Estado. Apoiou Campinas na situação de emergência deste ano; coordenou gabinete de crises no Litoral Norte.
6 – Gerson Chagas Rocha – Defesa Civil
7 – Valdir Aparecido Dos Santos – Defesa Civil
8 – Tânio Rodrigues Alves – Defesa Civil
Servidores da área operacional da Defesa Civil com mais de 15 anos de serviços prestados a Campinas e seus moradores.