Nossa Cidade
Equipe 100 Chuteira de Campinas disputa final da Copa Paulista de Futebol Feminino do Interior
A equipe de Futebol Feminino 100 Chuteira representará Campinas contra o Novorizontino, na final da Copa Paulista do Interior, domingo, dia 24 de novembro, a partir de 10h, no estádio do Quirinão, em Novo Horizonte. A competição foi disputada por oito times das diversas regiões do estado de São Paulo e, agora, na decisão, se enfrentam as equipes que mais evoluíram durante as fases classificatória e eliminatória.
O projeto 100 Chuteira Familiares e Amigos do Futebol, criado em 2018, no Bairro Santa Lúcia, foi contemplado com o Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (FIEC) há 2 anos. Nas ações direcionadas para adolescentes e jovens, de 13 a 25 anos, o trabalho é voltado para a formação e o alto rendimento.
O torneio
A trajetória das jogadoras do 100 Chuteira até chegar à decisão do próximo domingo foi de sacrifício, porque na fase de classificação foram vários jogos diante das principais forças do interior e foi se construindo, gradativamente, uma campanha vencedora.
O torneio foi disputado pelo FEME Feras (Ribeirão Preto), A.M.P.F.C. (Campinas), Meninas do Futebol (Boa Esperança do Sul), Comercial (São Paulo), U.P.F. (Luiz Antônio), Guerreiras (Mutuca), além das equipes finalistas.
A decisão entre o time 100 Chuteira de Campinas e Novorizontino vai ser disputada no estádio do Quirinão, em Novo Horizonte, que tem capacidade para 10 mil pessoas. Se houver empate no tempo normal, a definição da equipe campeã será através de cobranças de penalidades máximas.
Formação e Alto rendimento
A Associação 100 Chuteira Familiares e Amigos é uma organização que tem um projeto assistido pelo Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (FIEC) da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas. A agremiação foi criada há seis anos e tem como meta o desenvolvimento de atletas, na faixa etária de 13 a 25 anos, com o olhar voltado para a base e o alto rendimento.
Atua diretamente na formação de atletas nas categorias femininas promovendo a inclusão e o desenvolvimento pessoal por meio do esporte. O fomento do futebol entre as mulheres proporcionou, neste ano, as transferências de Ariele Bruna, mais conhecida como Bruna, meio-campo, para integrar o Sub 20 do Fluminense do Rio de Janeiro, e de Sara Letícia, zagueira, que vai jogar pelo Sub 20 do Santos Futebol Clube.
Estas oportunidades ocorrem, principalmente, porque o gestor do projeto e técnico do 100 Chuteira, Deniz Rodrigues, intensificou o intercâmbio com outros clubes. Com os recursos advindos do FIEC, o time passou a participar mais ativamente de competições do futebol feminino que começaram a ganhar mais espaços nos últimos anos.
“A partir do momento que fomos contemplados com o FIEC, novas perspectivas se abriram. As meninas ganharam motivação extra e estamos sempre inseridos em disputas contra Ferroviária, São Paulo, Corinthians e Palmeiras, o que nos fortalece muito”, explicou Deniz Rodrigues.
Futebol Feminino mais forte
O confronto entre o 100 Chuteira e o Novorizontino, marcado para o próximo domingo, 24 de novembro, representa uma oportunidade de celebrar o futebol feminino e a trajetória do projeto. A expectativa é de uma partida bem disputada, com grande equilíbrio de forças. Ao mesmo tempo celebra a importância do futebol feminino também como ferramenta de inclusão social.