Connect with us

Nossa Cidade

Equipes da Prefeitura de Campinas atendem moradores do Jardim São Marcos

Equipes da Prefeitura de Campinas atendem moradores do Jardim São Marcos

Equipes da Prefeitura estiveram no Jardim São Marcos, região Norte de Campinas, próximo ao Ribeirão Quilombo, nesta terça-feira, 6 de dezembro, para garantir atendimento à população e fazer a manutenção do local, que foi atingido pelas chuvas. Na segunda-feira à tarde, equipes já tinham passado pelo bairro para fazer um diagnóstico da situação e conversar com a população. 

A Secretaria de Serviços Públicos iniciou a limpeza nas margens do córrego, a retirada de descarte irregular (lixo e entulho jogados no chão e no córrego) e o desassoreamento do ribeirão. Máquinas e caminhões estão sendo utilizados. Nesta terça, a equipe percorreu 200 metros de extensão, fazendo a limpeza e o desassoreamento do ribeirão. Das margens foram retirados aproximadamente três toneladas de resíduos descartados irregularmente. O trabalho das equipes de Serviços Públicos prossegue nos próximos dias.

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e a Cohab prestaram atendimento às dez famílias atingidas, que receberam colchões, cobertores e o cartão Nutrir. Segundo a Defesa Civil, que também atua no local, não houve dano às moradias que justificasse a remoção das pessoas.

A região do Jardim São Marcos recebeu um conjunto de obras de infraestrutura, por meio do PAC Quilombo, concluído há um mês, beneficiando aproximadamente 25 mil pessoas. Uma das principais obras, com o objetivo de conter inundações, foi a construção da barragem do Quilombo. O projeto englobou infraestrutura nos bairros ao redor, como construção de sistema de drenagem, pavimentação, recapeamento e instalação de redes de água e esgoto.

São vários os motivos que podem causar alagamentos, como alto índice de chuva em pouco tempo, o que dificulta o escoamento da água; e lixo e entulho descartados irregularmente, que entopem as bocas de lobo e os leitos de córregos. Os cidadãos precisam ter consciência de que córregos e vias não são locais de descarte de lixo.

Em caso de situações de emergência, como as causadas pelas chuvas (alagamentos, queda de árvore, entre outros), a população deve acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199, que atende 24 horas por dia. Ao verificar a ocorrência, a Defesa Civil aciona os demais órgãos e setores para providências.

Sair da versão mobile