Nossa Cidade
Equipes da Prefeitura estão de prontidão para possível tempestade no fim de semana
A região de Campinas pode ter chuvas fortes entre esta sexta-feira, 18 de outubro, e domingo, 20. O aviso de risco meteorológico foi divulgado pela Defesa Civil do Estado. A passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste vai trazer condições para a chuva forte, além de temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento. A previsão é de chuva acumulada na casa dos 200 milímetros.
Por conta disso, a Prefeitura de Campinas mantém equipes de prontidão em diversas áreas como Defesa Civil, Serviços Públicos, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Desenvolvimento e Assistência Social.
“Campinas mantém um sistema de prontidão envolvendo diversas secretarias municipais para realizar o atendimento em situações desastrosas relacionadas com a chuva. Também é muito importante que a população adote medidas preventivas. Em caso de emergência, ligar no telefone 193 do Corpo de Bombeiros e, se precisarem de vistoria em imóveis afetados pelas chuvas, entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
A Defesa Civil recomenda atenção às áreas mais vulneráveis, porque há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e acontecimentos relacionados a raios, vento forte e granizo.
O 199 da Defesa Civil de Campinas também está disponível para registrar chamados sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. É fundamental que a Defesa Civil seja chamada para situações como essas para que vá ao local e acione todos os órgãos necessários para atender a ocorrência. No caso de solicitações para podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156.
Agilidade no atendimento
Todo fim de semana há equipe de plantão do Departamento de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Públicos, que é responsável pela retirada de árvores que tenham caído por causa de chuvas e ventos. Devido ao aviso da Defesa Civil, a secretaria colocará as 15 equipes de poda e extração, que atuam durante a semana, de prontidão no sábado e domingo. “Com a previsão de um grande volume de chuva e a possibilidade de ventos fortes, todas as nossas equipes estarão de sobreaviso para atender imediatamente se houver necessidade”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Quando ocorre queda de árvores, a Defesa Civil aciona a equipe do Departamento de Parques e Jardins, que envia as equipes de poda e extração ao local da ocorrência. Em casos de quedas em vias públicas ou imóveis, a prioridade é desobstruir as passagens para veículos e pedestres. As equipes iniciam o corte por galhos e tronco que estejam bloqueando ruas e calçadas, para liberar os caminhos. Quando envolve a fiação elétrica, a CPFL também é acionada para trabalhar em conjunto.