Nossa Cidade
Equipes da Prefeitura fiscalizam estabelecimentos na região do Proença
Mais uma ação de fiscalização foi realizada pela Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) em conjunto a Secretaria de Estado, em estabelecimentos dos diversos segmentos, como bares, restaurantes, supermercado, academias, loja de espetinhos, posto de combustível, na noite de ontem (quinta-feira, 17/12), nas regiões do Jardim Proença, Avenida Princesa D’Oeste e Jardim Cura D´Ars. O objetivo é a averiguação de denúncias e também do cumprimento das medidas de controle e prevenção da Covid-19, já que tem sido verificado um aumento do número de casos positivos.
A fiscalização resultou na autuação de dois estabelecimentos: um bar onde trabalhadores, clientes e frequentadores estavam sem máscaras e um supermercado, que permitia que os funcionários fizessem o uso inadequado dos equipamentos de proteção – usavam a máscara no queixo. A autuação do supermercado foi possível graças a denúncia recebida pela equipe de fiscalização.
As autuações preveem cobrança de multa de 400 UFIC´s (Unidades Fiscais de Campinas), o que equivale a R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra.
Durante as vistorias, os estabelecimentos foram orientados pelos fiscais sobre os cuidados, responsabilidade e conscientização por parte dos estabelecimentos e também dos frequentadores quanto ao cumprimento das determinações de enfrentamento da Covid-19 exigidos nesta fase amarela do Plano São Paulo.
Entre os cuidados a serem adotados são: fazer uso adequado de máscaras de proteção, higienizar as mãos frequentemente e respeitar o distanciamento social a fim de evitar aglomerações.
A Prefeitura Municipal de Campinas possui um canal de comunicação para denúncias, sistema 156, caso sejam observadas situações contrárias às disposições estabelecidas em relação à contenção da Covid-19.