Nossa Cidade
Equipes da Prefeitura participam de visita a projetos de requalificação no Centro de São Paulo
Servidores das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e de Urbanismo de Campinas participaram nesta quarta-feira, 17 de abril, de uma visita organizada pelo grupo Avança Campinas a cinco empreendimentos imobiliários no centro histórico de São Paulo que fazem parte do programa de requalificação da Prefeitura da Capital.
A secretária de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat Lazinho, e a secretária-adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcela Pupin, estiveram na visita que também reuniu vereadores, empresários e investidores do setor da construção civil e da área imobiliária, e proprietários de imóveis do centro de Campinas. Além de ver o resultado de intervenções de retrofit que estão recuperando para moradia e negócios cinco importantes prédios do centro da capital paulista, os visitantes puderam conhecer detalhes da lei de incentivos de São Paulo para a requalificação da área.
O secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo, Fabrício Arbex, e o presidente da SP Urbanismo, Pedro Martin Fernandes, receberam o grupo para apresentar a experiência paulistana e os resultados que estão se tornando realidade com a lei de incentivo para a requalificação dos imóveis da região central. A SP Urbanismo é uma empresa vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da capital.
As visitas foram aos edifícios Virgínia, Copan, Citas República, Basílio 177 e Yuca Solarium. Em cada empreendimento, moradia e espaços para negócios, serviços, atividades culturais e de lazer se unem para atender públicos variados dentro da proposta de atrair mais moradores e visitantes para o centro paulistano.
“É importante unir tantos representantes da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada em uma visita como essa para conhecer outras legislações e práticas que nos permitirá aprimorar a legislação do retrofit de Campinas para buscar mais investimentos para a nossa região central”, avalia a secretaria Carolina Baracat. Para ela, trazer mais pessoas para o centro é ampliar seu uso para além do horário comercial. “Como vimos na visita da semana passada à cidade do Rio de Janeiro e agora em São Paulo, as atividades culturais e gastronômicas, por exemplo, trazem as pessoas para morar e viver no centro, para que não seja uma região sem vida durante a noite.”
A secretária-adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcela Pupin, concorda com a necessidade de buscar diferenciais para a atual situação do centro de Campinas. “A experiência proporcionada em partilhar conhecimentos e resultados, que traduzem a recuperação de uma potência urbanística como São Paulo – de ontem para o hoje e amanhã -, é sem dúvida uma injeção para que nossa sociedade campineira se desafie ao diferente para o nosso futuro”, acredita.