Connect with us

Nossa Cidade

Equipes de arborização ganham reforço de mais 150 profissionais

A Prefeitura de Campinas está ampliando as equipes de arborização na cidade. Serão mais 13 equipes, com 150 profissionais, até o dia 15 de maio, para a atuar na Secretaria de Serviços Públicos. As novas equipes iniciaram o trabalho, gradativamente, no dia 1º de abril. Até o momento, há nove equipes atuando.

Estas novas equipes reforçam o efetivo já existente na Secretaria de Serviços Públicos, que é de sete equipes, com 10 pessoas cada. A Secretaria é a responsável pelo manejo de árvores em calçadas, canteiros, mais de 2 mil praças urbanizadas, áreas verdes não urbanizadas, 25 parques e bosques, entre outros. Os locais de trabalho são escolhidos tecnicamente pela Secretaria de Serviços Públicos e por meio de demandas da população pelo canal 156.

“Com essas equipes novas, acreditamos que, num prazo de seis meses, vamos conseguir atender cerca de 500 pedidos de poda, que vêm pelo 156, no mês solicitado”, considera o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Ele completa que em relação a pedidos de extração de árvores, nem todos são autorizados, porque são levados em conta critérios técnicos. As árvores são extraídas somente se for necessário. “Para fazer a remoção de árvores, é preciso seguir critérios técnicos, como apresentar problemas fitossanitários (podridão no tronco ou raízes, por exemplo), desestabilização da árvore, interferências sérias com a rede de fiação aérea, árvores impróprias para calçadas, entre outros.”, diz o secretário Ernesto Paulella.

Do início de abril até o momento, as novas equipes já fizeram o atendimento de 237 protocolos de cidadãos, por solicitações via 156, para solicitações de poda e extração; o plantio de 2.870 árvores e a revitalização de 1.370 metros quadrados de jardins municipais.

A empresa responsável é a MB Engenharia e Meio Ambiente Ltda, vencedora do pregão 013/2024. O valor do contrato, por 12 meses, é de R$ 26.953.936,32

As novas equipes que estão operando são:

– Cinco de poda e extração de árvores.

– Duas de plantio.

– Uma de poda e extração com método de escalada técnica (poda ou extração em pontos onde não é possível acesso com caminhões guindastes. os profissionais sobem nas árvores escalando em atividade similar ao rapel);

– Uma com quatro engenheiros agrônomos e florestais, que elaboram laudos da arborização urbana com a utilização de equipamentos como tomógrafo e penetrógrafo.

O secretário Ernesto Paulella elenca as melhorias com as novas equipes. “Faremos mais rapidamente a reposição de árvores e reflorestamentos. Também tem uma nova equipe de avaliação técnica por imagens, que é a tomografia. Muitas árvores, em especial as antigas, de grande porte, poderão ter uma avaliação técnica mais segura pela tomografia, que permite ao técnico avaliar com maior perfeição, a periculosidade, ou não, da árvore”, diz o secretário.

“Agora também temos uma equipe de escalada, treinada para atuar em árvores de grande porte, que não podem simplesmente serem derrubadas por impedimentos, como edifícios, coisa do tipo. Então a árvore precisa ser tirada em pedaços, por isso a escalada.”, completa o secretário.

Até o dia 15 de maio, com 100% das equipes, serão mais três equipes de extração de árvores e uma equipe de inventário da arborização urbana.

O secretário de Serviços Públicos destaca a importância de manter as árvores na cidade, como a drenagem urbana, porque absorve água do solo; abrigo e alimento para a pequena fauna urbana, como pássaros; filtro do ar, porque absorve o gás carbônico e libera oxigênio; equilíbrio da temperatura.

Secretaria de Educação

Este ano, desde março, a Secretaria de Educação de Campinas também passou a contar com equipes próprias em manejo de árvores, para atender 208 escolas municipais e cerca de 30 locais da Secretaria de Educação. São 13 equipes, com mais de 120 profissionais para poda e extração de árvores; paisagismo, jardinagem e destocamento.

Sair da versão mobile