Connect with us

Nossa Cidade

Escola de Governo abre enquete sobre Parentalidade Responsável

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) abriu uma enquete para os servidores sobre Parentalidade Responsável. As perguntas estão disponíveis no https://bit.ly/3Tnkqmn  e visam contribuir para a reformulação do curso sobre o tema, voltado para servidores que queiram ampliar a licença paternidade de cinco para 20 dias.

A capacitação está prevista na Lei Complementar 314/2021 e é obrigatória para quem for usufruir do benefício estendido.

Entre as perguntas, o servidor vai responder qual a preferência da modalidade do curso, se fez ou faz acompanhamento de alguma gestante e temas que acredita serem necessários no curso. Entre as opções, foram elencados os assuntos: primeiros-socorros, alimentação ideal para um bebê, cuidados com a mãe após o parto, cuidados na primeira infância, serviços públicos disponíveis na rede pública de saúde e informações sobre o momento do parto, além de aulas práticas de cuidados com a gestante e o bebê.

“O curso é novo e nós queremos, com a enquete, ampliar os temas trabalhados e esclarecer, na capacitação, as dúvidas dos futuros pais”, explicou Cláudia Praxedes, coordenadora da EGDS.

Curso atual

Montado no formato EAD, na Plataforma EMASP EAD, o curso tem carga horária de oito horas, divididas em seis módulos. O conteúdo foi desenvolvido em multiformatos (escrito e vídeo) e os temas visam promover a reflexão e dar dicas práticas sobre paternidade e parentalidade.

Os módulos abrangem conceitos básicos e ferramentas para auxiliar no exercício da paternidade, de forma saudável, presente e participativa. O conteúdo traz temas como Primeira Infância; Planejamento Familiar/Reprodutivo e Licença-Paternidade; Pré-Natal e Gestação; Parto, Nascimento e Puerpério; Amamentação, Higiene e Puericultura Afetiva; Serviços Públicos, Vacinação e Segurança; Paternidades Diversas e Igualdade de Gênero.

Apenas obterá o certificado o aluno que concluir todas as etapas do curso.

Os interessados devem entrar em contato com a EGDS, pelos telefones 19-2515-7130 /7131 ou pelo e-mail egds.secretaria@campinas.sp.gov.br para orientações sobre a inscrição.

Licença Paternidade de 20 dias

A Lei Complementar 314/2021 vai garantir, a partir de 1º de janeiro de 2022, a ampliação da Licença Paternidade de cinco para 20 dias.

A prorrogação será garantida, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de criança.

Para a prorrogação da licença-paternidade o servidor deverá, obrigatoriamente, requerê-la a partir de janeiro de 2022, participar do Curso sobre Parentalidade Responsável e atender as demais condições que poderão estar previstas em regulamento próprio.

Sair da versão mobile