Connect with us

Nossa Cidade

Escola do Carlos Lourenço planta 60 mudas para revitalizar sua área verde

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22 de março, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) realizou o plantio de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas com estudantes do ensino médio da Escola Estadual Coreolano Monteiro, no bairro Carlos Lourenço, em Campinas.

Foram plantados pés de pitanga, maracujá, goiaba, manga, ipê e acerola, em parceria com a Secretaria de Serviços Púbicos e o Departamento de Parques e Jardins, fornecem as mudas cultivadas no Viveiro Municipal. A escola possui cerca de cinco mil metros quadrados, a maior parte de área verde, onde também foi criada uma horta, há anos, como parte do projeto Geração Sustentável, da SVDS.

Além de participar do plantio, os estudantes também ouviram uma palestra do secretário do Verde, Rogério Menezes. Intitulada ‘Campinas + 10’, a palestra mostrou um panorama sobre a questão socioambiental do município, e foi seguida por um bate-papo com os alunos. “Hoje é o Dia Mundial da Água e ontem foi o Dia Mundial das Florestas. Quero falar para vocês qual é a situação das áreas verdes, das florestas de Campinas”, disse o secretário, ao começar a conversa.

“Existe escassez de água para 800 milhões de pessoas no mundo; não tem água de qualidade para beber. Então, é um desafio para a humanidade manter uma água de qualidade e em quantidade suficiente. Depois de mais de 200 anos de devastação, problemas com o meio ambiente e derrubada de vegetação, Campinas tinha 3% do território coberto por floresta até o ano 2000. Neste Dia Mundial da Água, quero trazer para vocês uma boa notícia: no ano 2020, há 14,4% de cobertura florestal. Significa cinco vezes mais em vinte anos. É uma obra da sociedade, maior conscientização dos produtores rurais, replantios, da recuperação natural destas vegetações – pois quando param de derrubar árvores, os animais, através da ingestão de frutas, espalham as sementes e replantam as florestas”, explicou o secretário, comemorou Menezes.

O coordenador de Educação Ambiental da SVDS, Amandi Buzon Rodelli, enriqueceu a manhã com uma apresentação musical, também conversou com os jovens e ajudou no plantio. “Quando você planta árvores, você planta vida. Uma árvore de grande porte libera, por dia, em torno de 500 a mil litros de água na atmosfera e deixa, assim, o ambiente mais úmido; ela retira o gás carbônico do ar e transforma em oxigênio, combatendo a poluição e purificando o ar. É também abrigo para várias espécies de animais, como os pássaros”, mostrou o coordenador.

Jovem Educador Ambiental

Amandi Rodelli contou que a escola e a secretaria estão criando o Coletivo Jovem Educador Ambiental, que trabalha como se fosse o grêmio da instituição, porém voltado para projetos socioambientais. O trabalho significa o retorno, neste período de melhora da pandemia, dos esforços para revitalização da área verde escolar.

“Nós pretendemos, ainda, fazer um espaço de sala de leitura ao ar livre, nas sombras das árvores, a partir do plantio de árvores nativas como o realizado hoje”, contou o coordenador da SVDS. Essa nova etapa também contará com a ajuda do Viveiro Municipal, que fornecerá as mudas.

Sair da versão mobile