Nossa Cidade
Escolas municipais vão receber projeto de prevenção da gravidez na adolescência
A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta terça-feira, 7 de maio, um conjunto de ações de prevenção da gravidez na adolescência. De acordo com os dados divulgados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um a cada sete bebês brasileiros são filhos de mães adolescentes, ou seja, de jovens com até 19 anos de idade.
Os números mostram que, por hora, nascem 44 bebês de mães adolescentes, sendo que duas delas têm idade entre 10 a 14 anos. Em Campinas, 6,9% dos partos, tantos no SUS quanto na rede privada, são realizados em adolescentes. No Brasil, esse índice é de 14%.
A proposta é ampliar o diálogo com a comunidade escolar e consequentemente aumentar os processos que levem a conscientização. O projeto de “Prevenção da Gravidez na Adolescência” é uma parceria entre as secretarias Municipais de Educação, Saúde e o Hemocentro de Unicamp.
“As nossas ações devem ser pensadas de maneira que contribuam para a redução desses números”, disse a coordenadora do Planejamento Estratégico (PEIP), da Secretaria Municipal de Educação, Mariana Volpato.
A partir de agora, o projeto vai para as escolas por meio de campanhas em redes sociais, vídeos educativos e formações com profissionais da Saúde, que vão discutir a questão nas unidades de educação.
“A melhor forma de alcançarmos esses jovens é por meio das redes sociais e ancorados pelas escolas”, afirmou o secretário de Educação, José Tadeu Jorge.